Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 09.10.23

Design de sítios Web: As imagens são importantes

por Laura Solomon [1]

2023-10-09.pngO aumento da largura de banda trouxe consigo o potencial para uma maior complexidade. Uma dessas complexidades foi a capacidade de incluir mais e maiores gráficos num sítio. As imagens foram, e ainda são, adicionadas sem se considerar a forma como poderiam afetar os utilizadores ou o valor real que poderiam proporcionar. As imagens têm custos para os utilizadores que devem ser tidos em conta. Embora o tempo de download seja um dos principais, há outros:

📍 Dinheiro - Aqui, não me estou a referir ao custo da imagem para a biblioteca (como pagar por uma fotografia). Em vez disso, estou a referir-me ao facto de muitos utilizadores de telemóveis ainda não terem planos de dados ilimitados. Quando um utilizador móvel descarrega uma imagem do sítio da sua biblioteca, isso pode custar-lhe literalmente os dados do seu plano. A sua imagem é assim tão importante?

📍 Atenção - As imagens são quase sempre adicionadas para chamar a atenção. No entanto, isto significa que os utilizadores têm menos probabilidades de prestar atenção a outros elementos. Mais uma vez, a sua imagem é assim tão importante?

📍 Perceção - A qualidade de uma imagem desempenha um papel importante na forma como os utilizadores percepcionam um sítio Web. Se o seu sítio utiliza clip-art ou fotografias de má qualidade, está na hora de parar. Há muito tempo que dou este conselho às bibliotecas: Deixem de colocar no vosso sítio Web o mesmo clip-art que o meu filho utilizou nos resumos de livros do terceiro ano. O prejuízo para a credibilidade da sua biblioteca não vale a pena.

O valor de uma imagem é um fator que é muitas vezes ignorado em benefício de algo que parece moderno. O objetivo de uma imagem é fundamental. Não ignore a proposta de valor para o utilizador final.

Continua...

_______________________________________________________________________________________________

Referência

Este é o terceiro de um conjunto de cinco artigos, resultantes da tradução de:

Solomon, L. (setembro de 2023). Website Design: Best Practices That Really Matter to Your Users. Computers in Libraries. Information Today. https://www.infotoday.com/cilmag/sep23/Solomon--Website-Design-Best-Practices-That-Really-Matter-to-Your-Users.shtml

Veja também:

#1 Design de sítios Web: Boas práticas que realmente interessam aos seus utilizadores

#2 Design de sítios Web: A velocidade é importante

Sobre a autora

Laura Solomon é gestora de serviços bibliotecários da Rede de Informação da Biblioteca Pública do Ohio (oplin.ohio.gov) e programadora Web front-end certificada. Há mais de 20 anos que desenvolve e desenha para a Web, tanto em bibliotecas públicas como enquanto consultora independente. É especialista em desenvolvimento com Drupal. Eleita Library JournalMover & Shaker em 2010, escreveu três livros sobre redes sociais e marketing de conteúdos, especificamente para bibliotecas, e dá palestras internacionais sobre estes e outros tópicos relacionados com tecnologia. Como ex-bibliotecária infantil, gosta de levar a "diversão da tecnologia" ao público e de dar às bibliotecas as ferramentas de que necessitam para servir melhor o cliente virtual.

📷 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

_____________________________________________________________________________________________________________________