Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 23.07.25

Descobrir Camões: um projeto interdisciplinar

Blogue (1).png

No âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica (ET), História e Geografia de Portugal (HGP) e Desenvolvimento e Tutoria (DT), os alunos de uma turma do Agrupamento de Escolas António de Ataíde, Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, embarcaram numa verdadeira viagem pelas rotas de Luís de Camões, cruzando saberes e criatividade num projeto realizado em Domínio de Articulação Curricular (DAC).

A Biblioteca Escolar teve um papel central nesta travessia: foi o ponto de partida para as pesquisas em HGP e DT, onde os alunos exploraram locais geográficos relevantes e investigaram textos e poemas de Camões que os referenciam. Com base nas descobertas feitas, os alunos criaram fichas geográficas, verdadeiras legendas vivas do percurso camoniano, e aprofundaram o conhecimento sobre a vida e obra do poeta.

Na disciplina de ET, o grupo deu corpo à sua investigação construindo um planisfério, onde ficaram assinalados os locais por onde Camões terá passado. Esta vertente visual e manual do trabalho foi essencial para ligar as aprendizagens às expressões artísticas e técnicas.

Como culminar do projeto, a turma apresentou o resultado nos Dias Culturais do Agrupamento, no evento Ataíde em Ação, em abril. O momento alto foi a leitura, em jogral, de um texto coletivo que foi preparado pelos alunos, evocando a vida de Camões e as suas viagens. Para dar ainda mais cor e simbolismo à apresentação, cada aluno criou, em ET, uma gola e uma pala de olho, acessórios inspirados na figura do poeta, que usaram durante a leitura.

Este trabalho colaborativo serviu de mote para dar início às comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões no Agrupamento de Escolas António de Ataíde, celebrando não só a memória do poeta maior da língua portuguesa, mas também o poder da articulação curricular e da biblioteca como espaço vivo de aprendizagem.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0