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Blogue RBE

Seg | 11.08.25

Democracia e Inteligência Artificial

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É a própria estrutura algorítmica do ambiente digital, das redes sociais e da IA (Inteligência Artificial) responsável pelo crescimento exponencial da desinformação, da polarização e sensacionalismo, do discurso de ódio e de comportamentos impulsivos, (re-)agir sem pensar.

Estes, apelando diretamente às emoções e captando mais facilmente a atenção, geram mais cliques, interações e aumentam o capital dos proprietários das grandes plataformas.

Neste sistema fechado (autoalimenta-se), é fundamental que a IA seja colocada ao serviço da democracia e não se transforme numa ameaça.

Só o uso crítico e responsável dos meios digitais e da IA, promovido por uma educação universal e acessível, pode fomentar um ambiente digital alinhado com os valores democráticos e o desenvolvimento.

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ONU: Como envolver significativamente os jovens nas decisões?
22.09.23

“Quando se trata de participar na elaboração de políticas públicas e na tomada de decisões, os jovens permanecem quase invisíveis”.

Como envolvê-los, de forma significativa e eficaz, tomando-os como parceiros? Apresentam-se estratégias que se podem implementar com a biblioteca escolar.

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Cidadania Democrática Eficaz
07.02.24

Os jovens, 18 - 35 anos, “são os que têm menos fé na democracia” e apenas 57% considera que esta é a melhor forma de governo, são os resultados de um dos maiores estudos de opinião pública (30 países), o Barómetro da Open Society Foundations 2023, Pode a democracia dar resultados? Neste artigo, mapeamos atividades da biblioteca escolar que contribuem para uma cidadania significativa e eficaz.

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Acrescentar Inteligência Antropológica à IA
02.05.2024

A comunidade internacional estabelece uma abordagem de IA (Inteligência Artificial) “ao serviço do desenvolvimento das capacidades humanas para um futuro inclusivo, justo e sustentável“, (UNESCO, 2023, p. 17).

Segundo o relatório New Horizons in Digital Anthropology (UNESCO & Liiv Cnter, 2023), para evitar uma visão parcial e preconceituosa da vida humana digital é necessário acrescentar à abordagem quantitativa, binária e fixa do digital, informação qualitativa e descritiva.

Apresentam-se estratégias de Antropologia e Etnografia Digital para as quais a biblioteca escolar pode contribuir.

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Harari: O poder das histórias
06.11.2024

As histórias tiveram um papel fundador da nossa civilização e contribuíram para a formação de redes: 

“A narrativa foi a primeira tecnologia de informação decisiva desenvolvida por humanos, lançou os alicerces da colaboração humana de grande alcance [só os humanos têm grupos em grande escala, como tribos, nações, religiões], tornando-nos o animal mais poderoso à face da Terra” (Harari, 2024, p. 79).

Perante a complexidade e dimensão dos desafios atuais, “o nosso poder humano nunca resultará da iniciativa individual [como conta a história do Aprendiz de Feiticeiro (Goethe, 1797)], mas da cooperação entre muitos” (Harari, 2024, p. 12).

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Na era digital, a liberdade está em crise?
16.01.25

Na era digital parte substancial do exercício da liberdade ocorre na internet. É mediada por algoritmos, bots, cookies, avatares… que se alimentam de dados pessoais e foram desenvolvidos por empresas privadas de escala universal.

“O que [os utilizadores] não percebem é que há equipas de engenheiros cujo trabalho é usar a nossa psicologia [e vulnerabilidades] contra nós” (Netflix, 2020).

Notificações, reticências, likes, imagens, gamificação… são estratégias eficazes para aprisionarem a nossa atenção e autonomia.

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Capitalismo digital: Que consequências para a democracia?
30.01.25

A pressão capitalista das empresas privadas das grandes plataformas digitais está a modificar o sistema político global:

  • Põe em risco a autonomia dos eleitores e o sistema de eleição e governação democrático, pois a sua parceria com governos, inclusive de países estrangeiros, influencia resultados eleitorais;

  • Contribui para a ascensão de líderes e governos extremistas e fomenta a propagação do discurso de ódio e da polarização, pois a estrutura das redes sociais, de que são proprietários, privilegia conteúdos sensacionalistas que tendem a gerar mais cliques.

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DUDH: A internet livre e aberta está em risco?
24.01.2025

76 anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos fundamentais expandiram-se para incluir o direito ao ambiente e os direitos digitais, a 4.ª e 5.ª gerações de direitos.

Os direitos digitais refletem a crescente importância da liberdade de expressão e da privacidade no mundo digital. Defende-se que os direitos exercidos no mundo físico devem também ser garantidos online (cidadania digital).

A liberdade na internet está ameaçada por restrições de acesso, desigualdades digitais e violações de privacidade e de liberdade de expressão.

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Innerarity: Inteligência Artificial e Democracia
17.10.24

A UNESCO encomendou a Daniel Innerarity um relatório crítico que, baseado na Recomendação da UNESCO, avaliasse os efeitos da IA nas democracias.

O relatório, Inteligencia artificial y democracia (Innerarity, 2024, 16 mai.), é publicado num momento crítico em que metade da população mundial irá votar. Apresentam-se algumas das suas conclusões.

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Democracia em tempos de algoritmos
09.04.25

Num contexto marcado por eleições em vários países europeus e pela crescente presença da Inteligência Artificial nos processos de comunicação política, torna-se urgente promover o pensamento crítico e a literacia digital junto dos mais jovens.

Este artigo reflete sobre os riscos que a IA representa para o debate democrático: do microtargeting político à proliferação de deepfakes, passando pela criação de bolhas informativas. Analisa também casos concretos na Europa e propõe caminhos de intervenção a partir da biblioteca escolar — com sugestões práticas de atividades, recursos audiovisuais e questões para debate.

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Ambição Moral: o novo padrão de sucesso
28.05.25

Não é a prosperidade económica ou o progresso tecnológico a chave para um mundo melhor, mas a ambição moral e ética. 

Servir/estar ao serviço e ter o maior impacto positivo no mundo é o novo padrão de sucesso quando 5,4 milhões de bebês e crianças no mundo morrem anualmente de doenças evitáveis, estamos diante de uma crise climática, há a ameaça de uma guerra nuclear ou de uma nova pandemia e se assiste ao crescimento de líderes autoritários, antidemocráticos

Este livro de Rutger Bregman modifica a forma como dirigimos o talento.

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Álbuns gráficos e Vídeos, na secção Cidadania e Biblioteca Escolar do Portal RBE, apresentam mais oportunidades de reflexão e ação sobre o tema Democracia e Inteligência Artificial.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0