Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 27.12.23

Cultivar palavras saudáveis nas bibliotecas escolares do Algarve

2023-12-27.jpg

Sob a alçada do Projeto Saúde-Algarve ONline, nasce um projeto inovador no Algarve: o kit "Saúde das Palavras". As mentoras deste projeto são as Psicólogas Clínicas e da Saúde, Heloísa de Sousa Dias e Sónia Coelho Nunes. Com a Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. como entidade responsável, e o apoio do CRESC ALGARVE 2020/Portugal 2020/União Europeia - Fundo Social Europeu, este kit representa uma contribuição inestimável para promover a saúde emocional e mental na região.

Esta iniciativa propõe-se a combater o bullying, fomentar o desenvolvimento socioafetivo e disseminar conteúdos de relevância ímpar para a saúde mental e emocional. Como propósito mais lato ou final, visa a promoção da cidadania, a paz positiva, a prevenção de riscos, o estímulo à empatia e a inteligência emocional.

O kit Saúde das palavras, disponível em formato físico e digital, vem equipado com materiais técnico-pedagógicos, que inspiram o desenvolvimento de atividades criativas, diálogos construtivos, empatia e assertividade.

Nas escolas, o kit será disponibilizado em todas as bibliotecas escolares do 1º ciclo e JI integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, tendo as coordenadoras interconcelhias do Algarve articulado com as autoras a sua distribuição e utilização. Desta forma, as bibliotecas escolares assumem um papel crucial neste caminho de transformação, promovendo diversas literacias, entre as quais a da saúde emocional. A implementação nas bibliotecas escolares expande o alcance desta ação transformadora, integrando-a nos espaços dedicados ao conhecimento, reforçando o impacto positivo nas relações humanas das respetivas comunidades.

O Kit estará igualmente disponível em centros de saúde e em diversas outras instituições da região do Algarve. Além de profissionais, qualquer indivíduo pode adotar o kit como instrumento de comunicação saudável, particularmente as famílias.

O website da ARS Algarve proporciona acesso gratuito ao Kit e disponibiliza contacto para sugestões, informações, partilhas de experiências e eventos relacionados.

Explore o kit:

  • Kit da Saúde das Palavras
  • Manual de Apoio
  • Material Complementar ao Kit

Os materiais do Kit da Saúde das Palavras podem ser reproduzidos e utilizados, para fins não comerciais e sempre com a devida identificação e referência à ARS Algarve, não podendo sofrer qualquer alteração ou manipulação.

Saúde das Palavras é mais do que uma ferramenta; é um caminho de transformação. Com a sua utilização as bibliotecas escolares do Algarve contribuirão, colaborativamente, para moldar ambientes mais saudáveis e empáticos, cumprindo o Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares, designadamente o seu eixo Pessoas e a linha de ação “Induzir dinâmicas que conduzam a comportamentos e estilos de vida responsáveis, promotores de bem-estar (individual, coletivo, ambiental).”

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação