Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 08.11.22

COP27 – Compromisso com as pessoas e o planeta

2022-11-08 PQ.png

De 6 a 18 de novembro, Chefes de Estado, ministros e negociadores, juntamente com ativistas do clima, presidentes de câmara, representantes da sociedade civil e CEO, reúnem-se na cidade costeira egípcia de Sharm el-Sheikh para o maior encontro anual sobre ação climática, a conferência COP27.

Desde 1994, quando entrou em vigor a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas [1], todos os anos a ONU tem reunido quase todos os países do planeta para conferências climáticas globais ou “COP”, que significa “Conference of Parts” (Conferência das partes).

A conferência de 2021

A COP26, em 2021, marcou cinco anos desde a assinatura do Acordo de Paris [2] e culminou no Pacto do Clima de Glasgow, que manteve a meta de conter o aquecimento global a 1,5 º C. Nesta conferência, foram feitos avanços para tornar o Acordo de Paris totalmente operacional, apresentando-se os detalhes para sua implementação prática, num documento também conhecido como Livro de Regras de Paris.

Também durante a COP26, os países concordaram em entregar compromissos mais fortes em 2022, incluindo planos nacionais atualizados com metas mais ambiciosas. No entanto, apenas 23 dos 193 países apresentaram, até agora, os seus planos à ONU.

Em Glasgow também houve muitas promessas, feitas dentro e fora das salas de negociação, em relação a compromissos para reduzir emissões, proteger florestas e financiar as questões climáticas, entre muitas outras questões.

A COP27

Esta 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas - COP27 - basear-se-á nos resultados da COP26 para levar a cabo ações sobre uma série de questões críticas para enfrentar a emergência climática - desde a redução urgente das emissões de gases com efeito de estufa, à construção de resiliência e à adaptação aos impactos inevitáveis das alterações climáticas, até ao cumprimento dos compromissos de financiamento da ação climática nos países em desenvolvimento.

Confrontando-nos com uma crise energética crescente, concentrações recorde de gases com efeito de estufa e o aumento de fenómenos climáticos extremos, a COP27 procura renovar a solidariedade entre países, para cumprir o Acordo de Paris.

O mundo deve empenhar-se e proteger as pessoas e as comunidades dos riscos imediatos e sempre crescentes da emergência climática. Não temos tempo a perder.
ANTÓNIO GUTERRES, Secretário-Geral das Nações Unidas, 3 de novembro de 2022.

O que esperar da COP27?

Na sua mensagem de boas-vindas, o Presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah El Sisi, diz acreditar profundamente que a COP27 é uma oportunidade de mostrar a unidade contra uma ameaça existencial que só podemos superar por meio de ação concertada e implementação efetiva. Acrescenta, que, enquanto presidente da COP27, o Egito não poupará esforços para garantir que esta se torne o momento em que o mundo passou da negociação à implementação e em que as palavras foram traduzidas em ações, e em que nós, coletivamente, enveredámos por um caminho rumo à sustentabilidade, uma transição justa e, eventualmente, um futuro mais verde para as gerações vindouras.

O vice-presidente da Fundação das Nações Unidas para Clima e Meio Ambiente, Pete Ogden, partilha sua opinião sobre as principais questões a serem trabalhadas durante esta a conferência:

  • Estamos à procura de sinais de vontade política credível mesmo numa conjuntura de tanta turbulência geopolítica. Os países têm de permanecer focados no objetivo e compreender que a transição para a energia limpa é o seu caminho para o outro lado.

  • Há um enorme ponto de interrogação em relação ao que a China está preparada para fazer e à forma como demonstrará o seu empenho em tomar as medidas necessárias para alcançar o objetivo de 1,5°C.

  • Prestar-se-á grande atenção à cimeira do G20 (a decorrer em simultâneo na Indonésia) para ver se os seus líderes conseguem demonstrar que compreendem, e estão preparados para enfrentar, a emergência climática que está a alimentar tantas das crises globais imediatas com que se irão debater no G20.

  • Queremos saber como é que as economias desenvolvidas vão cumprir os seus compromissos financeiros já assumidos, assim como o que ainda têm de fazer.

  • Debater-se-á se e como é que as economias desenvolvidas irão abordar os custos que estão a ser enfrentados pelas economias em desenvolvimento, relacionados, por exemplo, com a necessidade de reconstruir a partir de catástrofes naturais alimentadas pelo clima ou de se deslocalizar devido à subida do nível do mar.

  • Terá grande atenção a necessidade de financiar e aumentar o investimento em medidas de adaptação em países de todo o mundo.

Cada ano é uma corrida entre os esforços globais sem precedentes para descarbonizar e reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa, e a acumulação incessante de emissões que estão a causar cada vez mais sofrimento às pessoas em todo o mundo.
Pete Ogden
Vice-presidente para o clima e o ambiente, Fundação das Nações Unidas

Veja também

Referências

[1] United Nations Organisation. (s. d.) What is the United Nations Framework Convention on Climate Change? https://unfccc.int/process-and-meetings/what-is-the-united-nations-framework-convention-on-climate-change

[2] United Nations Organisation. (s.d.) The Paris Agreement. https://www.un.org/en/climatechange/paris-agreement

Bibliografia

  1. United Nations Organisation. (s.d.) Delivering for people and the planet. https://www.un.org/en/climatechange/cop27

  2. Hodgkins, M. (2022, 31 de outubro). COP27 Q&A: Global impacts & expected climate outcomes. Blog series. https://unfoundation.org/blog/post/cop-27-qa-global-impacts-expected-climate-outcomes/

  3. Nações Unidas Brasil. (2022, 2 de novembro). COP27: o que você precisa saber sobre a Conferência do Clima da ONU. https://brasil.un.org/pt-br/205789-cop27-o-que-voce-precisa-saber-sobre-conferencia-do-clima-da-onu

  4. El-Sisi, A. Welcome Message: From President Abdel Fattah El-Sisi. https://cop27.eg/#/speeches/president-speech

Fonte da imagem : United Nations Organisation. (s.d.) Delivering for people and the planet. https://www.un.org/en/climatechange/cop27

_____________________________________________________________________________________________________________________