Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 23.05.22

Cooperação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Secretaria de Educação de Cali

Visita de trabalho e formação

2022-05-23.png

No seguimento do Protocolo de Cooperação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Secretaria de Educação de Cali (Colômbia), assinado em julho de 2019, realizou-se, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, uma visita de trabalho e formação de docentes e diretores de instituições educativas de Santiago de Cali.

Nesta visita, duas docentes, uma escritora colombiana e uma dirigente da Fundação United Way Colombia, em contacto estreito com seis professoras bibliotecárias de Guimarães (Agrupamento de Escolas de Abação e Agrupamento Professor Abel Salazar) e Viana do Castelo (Agrupamento de Escolas de Monserrate e Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior), puderam cooperar em matérias de interesse comum. Partilharam-se conhecimentos e boas práticas; promoveu-se a inovação e o intercâmbio profissional e cultural e deu-se mais um passo na criação da Rede de Bibliotecas de Cali.

Esta partilha foi enriquecida com visitas a sete bibliotecas escolares, uma biblioteca pública, reuniões com diretores de Centros de Formação destes dois concelhos e um encontro com a Sra. Vereadora da Educação de Guimarães.

https://www.rbe.mec.pt/np4Admin/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=2987&fileName=2022_05_23.gif

Desde a sua criação, o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares procura, através deste tipo de parcerias e acordos de cooperação internacionais com diferentes instituições, a partilha de boas práticas, acompanhando os avanços mais recentes na área da gestão da informação e das literacias, de modo a valorizar, cada vez mais, o trabalho das bibliotecas escolares, enquanto estruturas essenciais na estratégia de melhoria da educação.

_____________________________________________________________________________________________________________________