Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 16.09.21

Consulta Pública da Comissão Europeia

2021-09-16.png

#DigitalDecade4YOUth

Como parte integrante da sua visão e dos novos caminhos a criar para a Transformação Digital da Europa até 2030, a Comissão Europeia pretende assegurar que o mundo digital está preparado para o futuro. No âmbito do processo de consulta mais amplo, de maio a outubro de 2021, crianças, jovens, pais e encarregados, professores e educadores, bem como outras partes interessadas da União Europeia, estão a ser consultados sobre as várias prioridades que visam promover, proteger, respeitar e cumprir os direitos da criança num mundo digital.

Até ao momento, o trabalho de consulta já obteve contribuições de cerca de 750 crianças e jovens através de 70 grupos-alvo, no qual o Consórcio do Centro Internet Segura esteve envolvido contando com a colaboração de vários parceiros nacionais. Pretende-se agora reunir mais informações das partes interessadas que cuidam, educam ou podem influenciar oportunidades e experiências online positivas para as crianças e jovens da Europa.

Para isso, foi disponibilizado um questionário onde constam questões, baseadas nas perguntas a que as crianças e os jovens responderam, para que seja possível comparar perspetivas. Assim, pede-se a quem preencher o questionário que considere as oportunidades e benefícios de que crianças e jovens podem usufruir estando online, os desafios e riscos que podem enfrentar e que indique quem acha que é (ou deveria ser) responsável por melhorar as experiências online. Pede-se, ainda, a sua opinião sobre o que os decisores políticos têm de fazer na próxima década para impulsionar mudanças. Importa realçar que, neste estudo, foram consultadas especificamente crianças e jovens até aos 18 anos.

Juntamente com as respostas já recebidas de crianças e jovens, o feedback fornecido neste questionário contribuirá para o desenvolvimento de um conjunto de princípios e direitos digitais para uma declaração interinstitucional entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho, a publicar no final de 2021, bem como para a nova Estratégia Better Internet for Kids (BIK), a adotar em 2022.

O questionário está disponível em português e pode ser respondido aqui (survey), bastando selecionar a língua pretendida na coluna do lado direito.

Desde já o Consórcio do Centro Internet Segura, de que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira, muito agradece a colaboração de cuidadores e educadores, através da resposta ao questionário.

_____________________________________________________________________________________________________________________