Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Imagem1.jpg

Num Mundo que acorda diferente todos os dias pede-se adaptabilidade, flexibilidade. E é dessas características que a biblioteca do Agrupamento de Escolas de Gavião se faz a cada novo dia.
Com o ensino à distância, e mesmo tendo todos os alunos acesso a equipamentos disponibilizados pela Escola e/ou Autarquia, revelaram-se iliteracias, dificuldades no uso das ferramentas digitais decorrentes de assimetrias contextuais e comprometedoras do processo de aprendizagem.
Tais dificuldades não podiam continuar a ser constrangimentos, mas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de novas estratégias. Em comum com o Conselho de Diretores de Turma, que procederam ao levantamento das maiores dificuldades digitais dos alunos, criou-se um espaço de aprendizagem na Biblioteca Escolar, para o incremento das literacias digitais. No espaço de DT Alunos recebem-se os alunos sinalizados ou aqueles que solicitem um reforço numa ferramenta digital.
A Professora Bibliotecária, Ana Paula Pio, faz a formação destes utilizadores, a partir de uma tarefa indicada por um dos docentes do conselho de turma e que pode ir desde um simples utilizar de email, anexar documentos, ao reforço de competências no uso da Plataforma TEAMS, utilização do Zoom, produção e apresentação de trabalhos. Exploram-se ainda novas ferramentas e/ou aplicações úteis no contexto pedagógico e até lúdico.
Adaptamo-nos todos os dias às necessidades dos nossos utilizadores. Temos um serviço de referência presencial e online que não se esgota na literacia da leitura, por vezes indicada como o papel único das bibliotecas, mas que procura ser um apoio transversal e eficaz ao currículo. Este trabalho só é possível se articulado em rede, entre os Diretores de Turma, os Conselhos de Turma e a Biblioteca Escolar.
É nesta rede que se constroem soluções adequadas à diversidade.

Paula Pio
Professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Gavião



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogue RBE em revista

Clique aqui para subscrever


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor