Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




PNL_2020_CNL_5junho_FacebookCapa.png

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional Leitura 2027, que agrega vários parceiros[1] e visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Esta iniciativa, em que a Rede de Bibliotecas Escolares se envolve ativamente, organiza-se em diferentes fases: Fase 1 - Escolar/ Municipal/; Fase 2 – Intermunicipal e Fase 3 - Nacional. Em cada fase há atividades de leitura e um conjunto de provas para subsequente apuramento de concorrentes para a fase seguinte.

Embora tal não seja imperativo, na fase 1, ao nível das escolas, a dinamização do concurso encontra-se muito frequentemente sob a responsabilidade do professor bibliotecário que, a partir da biblioteca e articulando com os demais docentes da escola, organiza e operacionaliza a competição.

Sempre que num concelho existe mais de uma unidade orgânica, há lugar à implementação de um segundo momento nesta fase – uma prova de seleção da responsabilidade da biblioteca municipal, realizada em articulação com os Coordenadores Interconcelhios da RBE. Este momento resulta, na maioria das situações, de um profundo e enraizado trabalho de articulação ao nível das redes concelhias que integram bibliotecas municipais e bibliotecas escolares.

Este concurso teve o seu início em 2006, não se concluiu em 2019-2020 devido à pandemia e, na atual e difícil conjuntura, foi preciso um esforço conjunto muito significativo para conseguir levar a cabo todas as ações necessárias e adaptar procedimentos, de modo a continuar a proporcionar aos alunos e às comunidades esta ação em prol da leitura, já com uma história significativa.

Terminada esta fase 1, em que a RBE está envolvida de forma muito próxima, é tempo de partilhar o muito que foi feito. Assim, embora não se esgote tudo o que tem vindo a acontecer desde outubro, agrega-se abaixo um conjunto de atividades implementadas pelas bibliotecas escolares e municipais até ao momento, no âmbito do concurso.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogue RBE em revista

Clique aqui para subscrever


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor