Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 29.11.23

Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta

2023-11-29-2.png

Atenção: O prazo de envio das propostas para este concurso foi alargado para 30/04.

O Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, lançou a sua quarta edição. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Sertã / Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e da empresa Palser, sediada na Sertã, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Dirigido às bibliotecas escolares portuguesas, o concurso desafia alunos com idade igual ou superior a 12 anos a fazerem um registo áudio, com uma duração até 120 segundos, da leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha.

O prazo de envio das propostas é até ao dia 12 de abril de 2024, altura em que um júri de três elementos procederá à avaliação das mesmas, escalonando-as em duas categorias – a categoria A para alunos dos 12 aos 15 anos e a categoria B para alunos com idade igual ou superior a 16 anos.

Os prémios a atribuir destinam-se à biblioteca da escola/agrupamento de escolas que o aluno frequenta e são os seguintes, por categoria:

  • 1.º prémio,1.000 euros;
  • 2.º prémio, 200 euros
  • 3.º prémio, 50 euros.

Esta verba, segundo as normas do concurso, deverá ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.

Os alunos que tenham participado nos trabalhos premiados recebem um voucher em livros no valor de 40 euros. Além disso, todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada ou tenha recebido Menção Honrosa têm a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na Maratona de Leitura, uma iniciativa anual do município da Sertã.

Os vencedores serão divulgados no final do mês de junho de 2024.

Veja também:

_____________________________________________________________________________________________________________________