Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 09.06.23

Concurso Leituras na Planície 2023

2023-06-09 pq.png

Decorreu, no dia 30 de maio, na Biblioteca Pública de Évora a 3ª edição do concurso de leitura expressiva “Leituras na Planície”.

O concurso foi organizado pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Redondo, Moura, Portel, Manuel Ferreira Patrício (Évora), André de Gouveia (Évora) e Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines), sendo coadjuvado pela Rede Bibliotecas Escolares através dos respetivos coordenadores interconcelhios.

Participaram nesta iniciativa 37 Agrupamentos de Escolas e estiveram na final 30 alunos (3 alunos por ano de escolaridade de todos os níveis de ensino).

Este ano o concurso teve como objetivos principais:

- A promoção do gosto pela leitura;

- O contacto com os livros;

- O desenvolvimento da expressividade/ leitura expressiva em voz alta.

cartaz2.jpg

Esta iniciativa decorreu em 3 fases:

1.ª Fase - Em sala de aula com os professores titulares de turma ou professores de Português: o professor selecionou 2 alunos por turma, os quais irão à 2.ª fase a realizar a nível do Agrupamento/ Escola;

2.ª Fase - Na Biblioteca Escolar sendo selecionado um aluno por ano de escolaridade;

A fase final foi constituída por dois momentos:

a) Prova de pré-seleção online - todos os alunos apurados na 2.ª fase gravaram um ficheiro áudio com a leitura do excerto do texto ou do poema das obras selecionadas para os respetivos anos de escolaridade.

b) Prova Final - no dia 30 de maio na Biblioteca Pública de Évora.

O júri da final foi constituído por um representante de cada uma das seguintes instituições: Rede de Bibliotecas Escolares, DGEstE-DSRA, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Redondo, CFAE Beatriz Serpa Branco e por um Coordenador Interconcelhio RBE convidado.

A Biblioteca Pública de Évora proporcionou a todos os alunos participantes na final um momento de descoberta da Biblioteca através de um “caça ao tesouro” pelos diferentes espaços do edifício.

Foram momentos felizes, em torno da leitura, ao longo do ano letivo. Espera-se que a iniciativa volte no próximo ano com nova edição do Concurso.

_____________________________________________________________________________________________________________________