Concurso Jornais Escolares – PÚBLICO na Escola

Uma marca do trabalho das bibliotecas escolares
O Com Efeito, jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro, e o boletim “CREscendo” da Biblioteca da Escola Secundária de Sampaio venceram o Concurso Nacional de Jornais Escolares 2024/25, a iniciativa que distingue o jornalismo escolar e o trabalho de alunos e professores. Para o júri, composto por Andreia Sanches (redatora principal do PÚBLICO), Helena Soares (designer e professora), Isabel Leite (Edulog – Fundação Belmiro de Azevedo), Luísa Gonçalves (coordenadora do PÚBLICO na Escola) e Teresa Calçada (ex-comissária do Plano Nacional de Leitura), estas publicações merecem destaque na categoria A (Melhor Jornal de Agrupamento) e B (Melhor Jornal de Escola), respetivamente. São exemplos de como um jornal escolar pode ser um espaço para a voz dos alunos, num verdadeiro exercício de cidadania e liberdade, porquanto divulgam notícias da escola e da comunidade, difundem os seus temas de interesse e preocupações e expressam as suas preferências musicais, literárias, culturais.
Esta edição contou com três novos prémios: Melhor Trabalho Dinamizado pela Biblioteca Escolar, Melhor Trabalho de Promoção da Leitura e Melhor Trabalho sobre o Poder Local Democrático. O ÀS AVESSAS, jornal Escolar da Escola Secundária de Caneças (Melhor Trabalho Dinamizado pela Biblioteca Escolar), salienta-se pela apresentação de dossiers temáticos e de artigos que transmitem a reflexão dos jovens sobre assuntos da atualidade. Para além das atividades da escola, espelham-se nele um conjunto de iniciativas desenvolvidas na/com a biblioteca escolar.
No Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Santo Tirso, a biblioteca dinamiza um dossier digital de imprensa no qual surge integrado o boletim INFORMA, cujos artigos “Sarau Queirosiano”, “Livros que inspiram uma jornada literária”, “Sarau: Consílio dos Deuses no Olimpo” e “Dia ao Contrário” mereceram a atribuição de Melhor Trabalho de Promoção da Leitura.
Em 2024-2025, 181 bibliotecas escolares envolveram 19430 alunos em atividades no âmbito do Jornal escolar. As bibliotecas escolares assumem-se, assim, como espaços de literacia mediática e cidadania, onde o jornalismo escolar floresce e inspira comunidades educativas mais críticas e participativas. O júri, na voz da sua presidente, salientou a relevância do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar, destacando que “essa importância é visível na maioria das publicações”.
No sentido de continuar a incentivar uma prática de jornalismo escolar cada vez mais intencional e de desenvolver as competências de literacia mediática, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Público na Escola unem-se no Projeto Da tua biblioteca ao Público, contribuindo para o fomento da liberdade de expressão, do pensamento crítico, das competências de leitura e de escrita e, em última instância, da vida democrática e cívica nas escolas.
Ver mais
https://www.publico.pt/publico-na-escola/artigo/sao-melhores-jornais-escolares-portugal-2152868