Concurso interconcelhio de leitura expressiva “Leituras na Planície”
No passado dia 14 de maio de 2025, a cidade de Évora acolheu a final da edição de 2025 do concurso interconcelhio de leitura expressiva “Leituras na Planície”, um evento que celebrou o talento e a paixão pela leitura dos jovens alentejanos. A Biblioteca Pública de Évora foi o palco desta iniciativa, que reuniu 36 finalistas provenientes de agrupamentos de escolas do Alentejo.
O concurso “Leituras na Planície” tem como objetivo, entre outros, promover o gosto pela leitura e incentivar o contacto com os livros. A iniciativa decorre em fases diferentes: os alunos são selecionados primeiro, a nível de escola, e depois conclui-se com a prova presencial na Biblioteca Pública de Évora.
Na edição deste ano, a qualidade das leituras apresentadas pelos finalistas foi notável, tornando a tarefa do júri particularmente desafiante. O júri foi constituído por representantes da Rede de Bibliotecas Escolares, DGEstE-DSRA, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Redondo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Fundação José Saramago.
Para além das provas de leitura, o evento proporcionou momentos de convívio e atividades culturais proporcionadas pelos alunos do 2º ano e Clube Poetas Vivos do Agrupamento Escolas de Portel, pelo grupo coral da EB de Santa Clara – Évora, pela Biblioteca Pública de Évora e pelo Equipa do Roteiro Literário Levantado do Chão.
A edição de 2025 do Concurso “Leituras na Planície” reafirmou o compromisso das bibliotecas escolares e dos professores bibliotecários na promoção da leitura e no desenvolvimento das competências dos alunos. Parabéns a todos os participantes e organizadores por mais uma edição memorável deste concurso.