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Blogue RBE

Seg | 29.04.24

Concurso Interconcelhio de Leitura (ConcIL)

 

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No domínio da leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares definiu como uma das prioridades para 2023/2024, considerando que esta é uma das áreas chave de atuação destes serviços educativos, “Prosseguir iniciativas e programas orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita multimodais.”

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Nos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, o Concurso Nacional de Leitura congregava um elevado interesse e grande adesão por parte de alunos, docentes e famílias, pelo que rapidamente foi substituído pelo Concurso Interconcelhio de Leitura (ConcIL). A reflexão conjunta e o trabalho colaborativo que efetivamente existe entre estas redes concelhias permitiu gizar uma forma de celebrar a festa da leitura, quando alunos de diferentes concelhos se encontram para falar de leituras, garantindo, o estímulo à leitura junto de um elevado número de alunos.

Assumido por todos, incluindo municípios e serviços de SABE, como um projeto agregador em torno da leitura, este concurso contou com a adesão das bibliotecas escolares de 21 agrupamentos de escolas, tendo mobilizado um total de 7 481 alunos (2309 do 1.º ciclo, 2024 do 2.º ciclo, 2583 do 3.º ciclo e 565 do ensino secundário).

Este concurso desenvolveu-se em 3 fases, a de escola, com o envolvimento efetivo de mais de sete mil alunos, a fase municipal, que implicou 225 alunos dos 5 concelhos participantes, e a fase final, intermunicipal, com a presença de 60 alunos na prova escrita e 20 alunos na prova de palco.

 

Manteve-se a tradição de cada uma das redes concelhias se organizar internamente para a seleção das obras a ler e a elaboração conjunta de provas, distribuindo trabalho entre os Professores Bibliotecários. A colaboração de rede também se verificou nos empréstimos entre bibliotecas das diferentes redes concelhias, capitalizando um catálogo que não sendo Interconcelhio funcionou como tal, uma vez que permitiu dar resposta às exigências de fundo documental que a adesão de um elevado número de alunos ao concurso representou sobre as existências de cada biblioteca escolar.Imagem 2.jpg

A nível municipal, a dedicação e o profissionalismo dos SABE foi inexcedível e também foi interessante verificar que houve o envolvimento direto de Vereadores de Educação e/ou Chefes de Divisão de Educação e/ou da Cultura em 3 dos 5 concelhos, quer integrando júris de prova, quer estando os presentes no decurso da prova de palco, para apoiar os alunos e valorizar o seu envolvimento. O reconhecimento do valor desta iniciativa por parte dos municípios traduziu-se, também, no apoio efetivo que permitiu ter presente, nas provas de palco, escritores, como João Pedro Mésseder, individualidades ligadas à promoção da leitura, docentes já aposentados ou projetos como o de João Nina, rapper, compositor, autor, músico e produtor português, que, por exemplo, encerrou cada um dos dois dias dessas provas no município de Oliveira de Azeméis.

A prova final de palco, acolhida pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, conta, no júri, com a presença da escritora convidada, Cátia Cardoso, a Coordenadora Interconcelhia da RBE e representante da Biblioteca Municipal. A prova escrita, por razões logísticas, assume o formato em linha.

Feitas as contas ao que é muito importante em iniciativas deste teor, os mais de sete mil alunos dos diferentes ciclos de ensino que participaram, entre dezembro de 2023 e maio de 2024, leram entre 1 a 4 livros distintos das suas leituras habituais, tiveram oportunidade de refletir sobre as suas leituras, em alguns casos conversar sobre elas com os vários júris e, também muito importante, socializaram com pares de diferentes escolas e concelhos, enquanto, almoçavam, lanchavam e aguardavam pelas provas. Falaram de livros, de leituras, de experiências de leitura, trocaram opiniões e sugeriram leituras uns aos outros… Balanço francamente positivo, a recomendar novas edições do ConcIL.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0