Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 29.07.24

Concurso "Escrever é Viver" | 4.ª edição: O texto “Escrever é Viver” conquistou o 1.º prémio

2024-07-29.jpg

No dia 20 de maio, às 11h30min horas, realizou-se, nas instalações do IMultimédia a sessão de entrega de prémios aos jovens autores de textos sobre a temática Liberdade e Tolerância, no âmbito do Concurso “Escrever é Viver” que já vai na sua 4.ª edição. Durante a sessão, foi lançado o livro digital do concurso: Concurso Escrever é Viver 2024.

2024-07-29.jpg

Foram vários os textos recebidos e analisados pelos membros do júri. Saiu vencedor, o texto Escrever é Viver escrito pela aluna Maria Fernanda Fernandes, da Escola Escultor António Fernandes de Sá_Oliveira do Douro – Vila Nova de Gaia.

A sessão decorreu no Estúdio do Instituto Multimédia, com a presença do júri, presidido pelo Dr. Pires Laranjeira, professor na Faculdade de Letras de Coimbra, contando com a participação de Susana Ferreira Baião, representante da Rede de Bibliotecas Escolares; Carla Maia, representante do Instituto Multimédia (IM); Ilídia Ferreira, representante da Associação de Professores de Português (APP); e Jorge Ascenção, representante da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP); dos alunos premiados, familiares e professores.

A escrita permite aos jovens expressar ideias e sentimentos, refletindo sobre temáticas sociais. Os trabalhos submetidos a concurso demonstraram isso mesmo. Com uma escrita fluída e envolvente, cativaram o leitor e foi permitido fazer um mergulho emocional por entre os textos.

A liberdade é vista como um direito e uma responsabilidade, enquanto a tolerância é essencial para uma convivência respeitosa. Ao longo do folhear do ebook, repleto de textos criativos, faz-se um percurso recheado de reflexões profundas em que, muitas das vezes, somente pela escrita, esta ferramenta tão poderosa, se conseguem expressar os mais diversos pontos de vista.

A seleção dos textos homenageia os talentos literários e sublinha a importância da reflexão sobre valores fundamentais. Fomentar a liberdade de expressão e a tolerância constrói uma sociedade equitativa, onde cada voz é valorizada. As bibliotecas escolares, guardiãs do conhecimento, promovem a liberdade e a tolerância, oferecendo um espaço seguro onde os jovens podem aprender e crescer em harmonia.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0