Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 16.12.22

Concurso Escrever é Viver | 3.ª edição

2022-12-16 PQ.png

O Concurso Escrever é Viver vai já na sua 3.ª edição; é promovido pelo Instituto Multimédia e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares que integra o seu júri, este ano presidido por João Pedro Mésseder.

Trata-se de um concurso direcionado para o 3.º ciclo do ensino básico das regiões Norte e Centro do país e que pretende mobilizar os jovens para a produção de textos poéticos ou em prosa, este ano subordinados ao tema CRISE CLIMÁTICA.

A CRISE CLIMÁTICA tem vindo a agravar-se em quase todo o mundo, de acordo com várias organizações nacionais e internacionais. Sabe-se que as causas são múltiplas, como tem sido noticiado. Há países e regiões mais poluidoras do que outras. As alterações climáticas agravam-se.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de oito milhões de pessoas morrem, por ano, no mundo (dados de 2021), por causa da má qualidade do ar. A poluição atmosférica também está diretamente relacionada com problemas ambientais, como a chuva ácida, a intensificação do efeito estufa, as mudanças climáticas e a pobreza.

O Planeta em degradação pode trazer milhões de mortes até 2050, alerta a ONU.

Qual o contributo dos cidadãos em geral, e dos jovens em particular, para evitar, ou alterar, este estado de Crise Climática? Em que medida podem os jovens contribuir para a alteração da situação? Importa refletir sobre estes pontos, numa perspetiva de cidadania juvenil ativa.

Assim, este concurso tem como objetivos fulcrais:

- Mobilizar para a produção de textos poéticos ou em prosa;

- Estimular o gosto pela escrita;

- Ativar o olhar analítico e o espírito crítico;

- Motivar para a expressão dos sentimentos dos alunos;

- Valorizar a criatividade.

Os alunos podem participar individualmente ou a pares, com acompanhamento por parte de cada biblioteca escolar participante.

Os trabalhos deverão ser enviados para concursos@imultimedia.pt até ao dia 10 de fevereiro de 2023 através de ficha de inscrição própria.

Estas e outras informações encontram-se no respetivo regulamento.

Poderá ler no blogue RBE informações relativas às edições anteriores do concurso, que já contaram com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. Com os trabalhos selecionados nas duas edições anteriores, fizeram-se livros digitais que estão disponíveis em: http://www.imultimedia.org/escrevereviver/  (2021) e https://www.imultimedia.org/escrevereviver2022/ (2022).

_____________________________________________________________________________________________________________________

2 comentários

Comentar publicação