Concurso Ensaio Filosófico 10.ª Edição – Resultados
uma parceria Associação de Professores de Filosofia / Rede de Bibliotecas Escolares
Da autoria de Gabriel Simões (Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede) e de Constança Correia (Escola Portuguesa de Moçambique), na 10.ª edição do concurso Ensaio filosófico no Ensino Secundário, foram destacados com menção honrosa, respetivamente, os ensaios:
- A imoralidade da excelência do doping
- Que desafios e limites se colocam à liberdade de expressão? A livre expressão, um direito em permanente construção.
Partindo do caso de Lance Armstrong, Gabriel Simões discute porque a prática de doping é imoral, concluindo que o desporto deve ser uma atividade norteada por valores como a saúde, o espírito de equipa, a dedicação e o esforço, para além do valor da excelência.
Centrando-se na liberdade discursiva, Constança Correia analisa o contributo que as teorias contratualistas, o movimento iluminista e o pensamento liberal deram para a defesa da liberdade de expressão. Defendendo que é um processo em construção, discute, a partir dos conceitos de "princípio do dano", "discurso de ódio" e "lugar da fala" os desafios que se colocam na atualidade à liberdade de expressão.
Apesar da decisão do júri de apenas serem atribuídas menções honrosas, os dois ensaios são exemplo dos objetivos que se pretendem alcançar com o concurso, a saber, a promoção do interesse pela escrita e reflexão filosóficas, o realce da importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário e a consolidação de competências em literacia da informação, ao mesmo tempo que se divulga o trabalho desenvolvido nos Agrupamentos e nas Escolas do ensino secundário.
Aos alunos foram oferecidos livros e a leitura integral dos ensaios pode ser realizada na página web da Associação de Professores de Filosofia (APF).
A parceria da APF com a Rede de Bibliotecas Escolares, nomeadamente para a promoção e divulgação do concurso, será retomada na 11.ª edição deste concurso, a qual será realizada em novembro de 2024, aquando do Dia Mundial da Filosofia, decretado pela UNESCO.
Alerta-se, desde já, para a existência de um regulamento atualizado e de um modelo orientador para a elaboração do ensaio, documentos que serão enviados às escolas aquando do lançamento do concurso.