Concurso Conta-nos uma história!
Regulamento |Inscrição | FAQ | Apoio ao concurso | Recursos pedagógicos e técnicos | |
O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), lança a 8.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!".
Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de carácter mais lúdico.
A introdução da língua Inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3º e 4º anos, justifica o alargamento deste concurso à língua inglesa e nestes anos de ensino. Esta nova categoria, introduzida na presente edição, terá como título: “Once Upon a Time...”.
As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
- A inscrição no concurso deverá ser realizada até 15 de janeiro de 2017, através do preenchimento do formulário disponível em: http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia;
- O envio do(s) projeto(s) deverá ser realizado entre o dia 16 de janeiro a 31 de março de 2017, através do preenchimento do formulário disponível em: http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia;
- O período de apreciação dos projetos decorrerá até 31 de maio de 2017.
Ler mais >>