Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 27.06.25

Concurso Concelhio de Leitura de Chaves: a força do trabalho em equipa

Blogue.png

A 1.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves (CCLC) demonstrou como o trabalho em equipa pode transformar a experiência educativa, promovendo o gosto pela leitura e o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos.

Objetivos

Promovido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), com o apoio da Câmara Municipal de Chaves e da Rede de Bibliotecas Escolares, o concurso teve como principais objetivos:

  • Fomentar o interesse e o prazer da leitura;
  • Melhorar a competência leitora;
  • Desenvolver a expressão oral e escrita;
  • Estimular a capacidade discursiva e argumentativa dos alunos.

Etapas e dinâmicas

Destinado aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Chaves (AE Dr. António Granjo, AE Dr. Júlio Martins e AE Fernão de Magalhães), o CCLC destacou-se por valorizar o trabalho em equipa, promovendo a entreajuda e a partilha de saberes entre pares, envolvendo alunos do 1.º ao 3.º ciclo, organizados em equipas de três elementos.

O concurso decorreu em duas fases:

  1. Prova Escrita (fevereiro):
    Realizada nas escolas dos agrupamentos, esta etapa avaliou individualmente o conhecimento das obras literárias selecionadas. As classificações dos três elementos de cada equipa foram somadas, apurando-se as equipas finalistas de cada escalão.

  2. Prova Oral (final, 3 de abril):
    No auditório da Escola Profissional de Chaves, 16 equipas enfrentaram três etapas – Lê-me!, Convence-me! e Adivinha-me! – que desafiaram os alunos a ler expressivamente, argumentar com criatividade e demonstrar conhecimento profundo das obras.

O trabalho em equipa dos alunos

O formato do concurso, centrado no trabalho em equipa, permitiu aos alunos desenvolver competências de colaboração, comunicação e liderança. Destacou-se o espírito de entreajuda, promovendo a confiança e a autonomia. O entusiasmo e a participação ativa dos alunos são reflexos do impacto positivo desta iniciativa, que enriqueceu o seu percurso escolar e cultural.

O trabalho em equipa dos professores bibliotecários

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), composto por professores bibliotecários dos três agrupamentos de escolas do concelho, foi o grande mentor desta iniciativa. O seu trabalho articulado garantiu a organização exemplar do concurso, a motivação dos alunos e o acompanhamento pedagógico necessário para que cada equipa pudesse dar o seu melhor.

Colaboração entre instituições: parcerias para a leitura

O sucesso do CCLC foi possível graças à colaboração entre várias entidades:

  • Conceção e organização: GTBEC (professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas de Chaves), com o apoio incondicional dos Diretores dos agrupamentos;
  • Apoio logístico e prémios: Câmara Municipal de Chaves;
  • Apoio à realização e participação no júri: Rede de Bibliotecas Escolares (RBE);
  • Apresentação da fase final e participação no Júri: Associação Cultural INDIEROR;
  • Acolhimento da final: Escola Profissional de Chaves.

Esta articulação de parcerias reforça a importância da colaboração institucional na promoção da leitura, convertendo-a numa experiência enriquecedora, cultural e socialmente inspiradora.

Um prémio final inesquecível

O prémio para os vencedores da prova oral foi uma visita à icónica Livraria Lello, no Porto, oferecida pela Câmara Municipal de Chaves. Os agrupamentos escolares complementaram o prémio, permitindo que todas as equipas vencedoras da prova escrita participassem nesta experiência. Para além do contacto com um dos espaços literários mais emblemáticos do país, a visita foi uma celebração do empenho, da autonomia e do espírito de equipa dos alunos, convertendo a leitura numa viagem fascinante de descoberta e aprendizagem.

O Concurso Concelhio de Leitura de Chaves revelou que, quando alunos, professores e instituições trabalham em equipa, a leitura ganha um novo significado — transforma-se numa ponte para o conhecimento, a criatividade e a cidadania, contribuindo para formar leitores mais críticos, confiantes e colaborativos.

Mais informações

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0