Competição “Poetry Slam” no AE Padre Vítor Melícias, Torres Vedras
Poetry slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. Estas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados. [1]
De forma a preparar-se para a competição “Poetry Slam”, a turma do 7.º BC da EB Gaspar Campello contou com várias sessões preparatórias na biblioteca da escola, numa estreita articulação entre a professora bibliotecária e a professora de português da turma. A turma contou ainda com o apoio de elementos da empresa Emerge - Associação Cultural Para A Promoção De Arte Contemporânea sediada em Torres Vedras.
A competição final decorreu, no dia 4 de abril, no Centro de Cultura e Animação de Campelos, onde várias turmas da escola estiveram presentes enquanto público e elementos do júri.
As etapas desta competição foram as seguintes:
- 1.ª sessão, na biblioteca, para contextualização, brainstormig sobre o tema a explorar poeticamente e escrita dos respetivos textos a apresentar em competição;
- 2.ª sessão, na biblioteca, para a preparação da leitura em voz alta dos poemas escritos por cada aluno (ou dupla);
- 3.ª sessão, no auditório onde decorreu a competição entre os alunos concorrentes, fazendo a leitura e a apresentação pública dos poemas e votação por parte do público presente.
Na Escola Padre Vítor Melícias, do mesmo agrupamento, a turma do 5.ºC também desenvolveu o projeto "Poetry Slam" ao longo de duas sessões e fez a apresentação final no dia 5 de abril, com a assistência das turmas do 3.º, 4.º ano e do 5.ºA.
Esta atividade resultou de uma parceria com a Associação Emerge e a Portugal Slam, no âmbito do Projeto Cultural de Escola/Agrupamento.
Referências
Poetry slam. Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Poetry_slam