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Blogue RBE

Seg | 24.01.22

Como dar feedback positivo ao que os alunos escrevem

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Se o feedback que dá ao que os alunos escrevem se foca sobretudo na correção de detalhes, mas os comentários positivos são rápidos e vagos, poderá apreciar estes conselhos de professores de todo o país.

 

“Bom trabalho.” “Muito bem.” “Uma frase bem conseguida.” Embora soubesse que estes comentários vagos e pouco eficazes não significavam muito para os alunos, recentemente comecei a incluí-los no feedback que dou ao que eles escrevem. À medida que me observava a escrevê-los, sabia que estava num impasse, que não iria a parte alguma. Por outro lado, os meus comentários críticos eram longos e detalhados. As sugestões e as correções abundavam. Percebi que estava demasiado focada na correção do trabalho dos alunos e muito pouco no objetivo de lhes dar feedback positivo.

Como escritora, sei bem o quão difícil é quando o feedback negativo supera o positivo. Todos temos coisas a melhorar, mas o facto de nos focarmos apenas no que devemos corrigir faz com que seja difícil sentir que as nossas competências são reconhecidas e apreciadas. Os meus alunos dedicam tanto trabalho ao que escrevem que merecem mais do que frases positivas de duas palavras.

Queria sair da rotina, por isso recorri à minha rede profissional preferida  ̶  o professor Twitter  ̶  e pedi ajuda. “Quais são os seus comentários positivos preferidos para se referir ao que os alunos escrevem?” perguntei. Eis algumas das reações e assuntos surpreendentes que emergiram das mais de 100 respostas de professores.

 

PERMITA-SE TER UMA NOVA EXPERIÊNCIA COMO LEITOR

Os alunos, por norma, não nos veem enquanto estamos a ler o que escreveram. Um exemplo de comentários positivos: impressões que ajudam os alunos a compreender o modo como reagimos enquanto leitores. A professora Amy Ludwig Vandervater partilhou estas expressões, explicando que “comentários sobre a nossa experiência de leitura face ao que os alunos escrevem são um presente”:

  • Esta parte comoveu-me muito.
  • Ri-me em voz alta quando li esta frase.
  • A tua escrita faz-me pensar que…
  • Abriste uma porta na minha mente.
  • Agora estou a questionar…
  • Agora estou a associar…
  • Agora estou a lembrar-me…

Numa nota semelhante, Virginia S. Wood partilhou: "Dir-lhes-ei se sorri, se ri, se acenei com a cabeça, se dei um murro enquanto lia o seu trabalho e dir-lhes-ei exatamente onde e porquê".

Usei o conselho de Wood recentemente, quando estava a fazer uma leitura rápida do esboço de um projeto de uma aluna que me deleitou. Escrevi-lhe “Tenho um sorriso enorme neste momento. O começo é fantástico.”

Fornecer informação aos alunos sobre a nossa experiência como leitores ajuda a conectar os elementos sociais e emocionais da escrita. Comentários positivos, que destacam a nossa experiência de leitura, podem levar os alunos, enquanto escrevem, a pensar no seu público de forma mais intencional.

 

RECONHEÇA A ARTE E AS ESCOLHAS DO AUTOR

Um feedback eficaz também pode ser uma forma de mostrar respeito pela voz e pelas competências do aluno enquanto escritor. Salientar as escolhas e os progressos que os alunos fazem na escrita ajuda-os a sentir que vemos e valorizamos os seus esforços. Joel Garza partilhou: “Evito frases que começam por «eu», que podem parecer mais uma presunção sobre a leitura que faço do que comentários sobre o que eles escrevem”. Graza sugere a utilização de afirmações com «Tu/você», do género “Criaste/criou o efeito X de forma tão agradável ao …” ou “ Navegas/navega neste tema de forma tão interessante, especialmente ao …” e “Escolheste/Escolheu o tom perfeito para este tópico porque…”

Do mesmo modo, a docente que leciona sétimos anos, Jennifer Leung, sugere que se realcem estes momentos da seguinte forma: “Exemplo hábil de/uso hábil (transição, exemplo, estrutura gramatical).” Isto também pode ajudar a consolidar o que se deu na aula: termos, conceitos e progressos na escrita.

Rebekah O’Dell, coautora de A Teacher’s Guide to Mentor Texts, deu estes exemplos de como podemos invocar textos modelo ao dar o nosso feedback:

  • “O que escreveste aqui faz-me lembrar (inserir o texto modelo) …”
  • Vejo-te/vejo-o a fazer o que (referir o nome do autor do texto modelo) faz…”

Os conselhos de O’Dell reforçaram a associação entre leitura e escrita. Pensar nestas competências em conjunto ajuda-nos a construir um tipo de feedback que associa a leitura à escrita. Por exemplo, depois de uma atividade de leitura orientada, pedi aos alunos para indicarem uma mensagem que tivessem retirado do texto modelo e pudessem aplicar ao seu próprio texto escrito. Da próxima vez que der feedback sobre o que os alunos escrevem, posso destacar as situações onde verifico que os alunos usam essas mensagens.

Outra professora, Grete Howland, sugeriu uma escolha de palavras sem juízos de valor. “Gosto de usar a palavra «eficaz» e depois salientar, o mais especificamente que puder, porque é que considerei determinado aspeto «eficaz». Sinto que, ao optar por isto, me afasto do «bom/mau» e de outros julgamentos sem grande sentido e me foco mais na escrita como uma troca com o leitor.”

 

CELEBRE A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS

O feedback positivo contribui para o progresso dos alunos. Pense em comentários positivos como um impulso que pode ajudar os alunos a criar a sua identidade enquanto escritores. Kelly Frazee recomendou que se encontrem exemplos específicos para evidenciar que houve evolução, como “Esta parte mostra que evoluíste/que evoluiu [inserir a competência a que se refere a evolução] porque comparando com a última vez …”. Como professores, notamos muitas vezes uma evolução nos alunos que eles próprios não notam. A recolha de evidências específicas sobre a evolução dos alunos pode ajudá-los a tomar consciência o seu próprio progresso.

Por fim, adoro esta ideia de Susan Santone, uma orientadora da Universidade de Michigan: Quando os alunos escrevem algo excecional, diga-lhes isso mesmo. Santone sugeriu, “Quando os meus alunos escrevem algo que se destaca sobremaneira, escrevo «Tuita isso!», «Coloca isso numa t-shirt!» ou «Emoldura isto e pendura-o na parede!» - por outras palavras, guarda isso e partilha-o!”

Estas ideias são todas excelentes pontos de partida para dar feedack positivo e significativo aos alunos sobre aquilo que escrevem. Já comecei a utilizar algumas delas e tenho notado como o meu feedback é muito mais rico quando faço comentários positivos e construtivos. Estou ansiosa por ver como estas mudanças irão impulsionar a escrita dos alunos. Considere utilizar uma destas estratégias com os seus alunos da próxima vez que eles escreverem.

Este artigo foi originalmente publicado no sítio Edutopia.[1] Texto traduzido livremente a partir do inglês.

 

Referências

1. Venet, Alex Shevrin (2021). How to Give Positive Feedback on Student Writing. https://www.edutopia.org/article/how-give-positive-feedback-student-writing

 

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