Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 13.02.23

Comemorar o Dia Mundial da Rádio: Uma Jornada de Vozes

2023-02-13 pq.png

As bibliotecas escolares do AE Júlio Dantas de Lagos têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da Rádio Tecnodantas FM, desde 2014, fornecendo recursos e suporte para a criação e produção de um programa de rádio, dinamizado por alunos de todos os níveis de ensino. A implementação deste projeto tem vindo a conquistar ouvintes e a envolver a comunidade educativa.

A equipa responsável pela dinamização da Rádio Escolar TecnoDantas FM é composta pelas professoras bibliotecárias, um professor de educação musical e uma docente de História e Geografia de Portugal, para além da colaboração de algumas professoras  de Educação Especial.

Esta equipa é responsável por disponibilizar recursos diversificados que possam ser usados como fontes de informação e inspiração para os alunos criarem conteúdo para programa(s) de rádio, oferecer treino aos alunos no domínio da leitura e dos meios técnicos  de produção e edição de áudio, bem como,  supervisão e orientação, ajudando-os a produzir um programa de rádio com temas interessantes para a comunidade escolar.

Os jovens são convidados a produzir programas com segmentos variados. Eles dividem-se em equipas e cada equipa é responsável por planear, produzir e apresentar um segmento do programa, como notícias, entrevistas, música ou debates sobre assuntos relevantes para eles. Além disso, os alunos envolvem a comunidade escolar, convidando professores e outros membros da comunidade para participarem como convidados em certos programas. Este tipo de atividade ajuda a desenvolver habilidades dos alunos no âmbito da comunicação, trabalho em equipa e criatividade, além de ser uma oportunidade para expressarem as suas opiniões e ideias, sobre os mais variados assuntos.

Fotos.pptx.jpg

https://rbe.mec.pt/np4Admin/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=2987&fileName=2023_02_13_Fotos.gif

Dependendo da natureza dos projetos desenvolvidos, professores da equipa e alunos articulam, também, com outros docentes e outros elementos da comunidade educativa, por forma a dar visibilidade às diversas atividades e iniciativas das escolas e enriquecer os conteúdos disponibilizados.

Esta celebração, o Dia Mundial da Rádio, que se assinala hoje, é uma ótima oportunidade para os alunos explorarem e discutirem a importância da rádio. Além disso, é uma maneira divertida e educativa de celebrar a história da Rádio Tecnodantas FM e a sua contribuição para a comunidade. Dessa forma, demos aos alunos a possibilidade de explicarem a sua participação neste projeto, valorizando o papel importante que desempenham e a oportunidade de se destacarem e serem reconhecidos.

Convidamos a todos a ouvirem este podcast e aproveitarem esta oportunidade para celebrar a rádio e a sua história!      

Não perca o podcast em versão reduzida:

Podcast (versão reduzida) - https://open.spotify.com/episode/4eOnJm2RUXAAu55hbeNXTV?si=452c99b2343f48cf

Para saber mais, ouça a versão mais longa, em que os alunos contam tudo tintin por tintin:

Podcast (versão integral) - https://open.spotify.com/episode/34NNzSUJXCSqGx1o4DYp78?si=bcae58a1c93443bd

 

Veja também:

Página da Rádio TecnoDantas FM- https://radio29.wixsite.com/tecnodantasfm

Spotify - https://open.spotify.com/show/4Yp4mk1XDp3BlKfQvhktw1

_____________________________________________________________________________________________________________________