Comemoração dos 500 anos da 1ª viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães
Em virtude de se comemorar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Estremoz, no início do ano letivo de 2020/ 2021, desafiaram todas as turmas a trabalharem o tema, tendo como ponto de partida o livro “Fernão não, Fernão sim, vamos dar a volta ao mundo” de Alexandre Honrado e Miguel Feio. O desafio foi aceite e fez parte do Plano Anual de Atividades do agrupamento. Assim, cada departamento organizou e decidiu a sua forma de contribuição, ao longo do ano, para o desenvolvimento desta iniciativa.
O Departamento Pré-escolar elaborou, em articulação com a biblioteca e o projeto Despertar para as leituras, um subprojeto intitulado “Era uma vez … Além-mar” em que se dividiu a viagem por vários meses e em cada mês foi percorrida uma parte da viagem e tratado um tema diferente como: Quem foi Fernão, as naus, os monstros e piratas, os alimentos, os animais e as culturas. Esse tema era apresentado pela professora bibliotecária e ao longo do mês desenvolvido pelas docentes. Este projeto foi extensivo ao Departamento do 1ºciclo.
Para divulgação das atividades desenvolvidas e dos materiais criados foi aberto um álbum de fotos no site das bibliotecas.
Durante o mês de junho parte do material criado esteve exposto no posto de turismo – Casa de Estremoz, aberto a toda a comunidade.
Os 2º e 3ºciclos foram tratando o tema nas várias disciplinas e no final de junho foi montada uma exposição no Hall do bloco A na EB Sebastião da Gama.
Para terminar a atividade, todos os alunos tiveram oportunidade de conhecer e dialogar com o autor do livro, Alexandre Honrado, através de duas sessões virtuais.
Com base nesta estratégia, as Bibliotecas Escolares tentaram melhorar as competências dos alunos, promovendo a valorização de conhecimentos e aplicações inovadoras dos mesmos. Pretendeu-se que as capacidades de pesquisa, investigação e produção de resultados fossem ampliadas por todos os intervenientes.
Salienta-se o apoio dado a este projeto pela Câmara Municipal de Estremoz e a grande colaboração e participação dos pais/ encarregados de educação e dos alunos no crescimento desta comemoração, mesmo durante o período de confinamento. Os educadores/ professores conseguiram articular com aqueles de forma efetiva, entusiasta e bastante criativa, patente nos resultados apresentados.
Elencando as ações desenvolvidas e produzidas, referem-se as seguintes:
- Leitura e exploração em todas as turmas do agrupamento da história “Fernão não, Fernão sim – Vamos dar a volta ao mundo” de Alexandre Honrado e Miguel Feio;
- Pesquisas e investigação;
- Apresentações mensais de vídeo às turmas de subtemas sobre a viagem de Fernão de Magalhães;
- Encontros/ sessões, via plataforma Zoom, com o escritor Alexandre Honrado;
- Exposição de atividades e trabalhos do Departamento Pré-escolar e Departamento do 1ºciclo na Casa de Cultura de Estremoz durante o mês de junho;
- Exposição de atividades e trabalhos dos alunos do 2º e 3ºciclos na sede do Agrupamento de Escolas de Estremoz;
- Difusão das atividades ao longo do ano no programa a “Voz da BE” na Rádio Despertar – Estremoz;
- Apresentação e divulgação das atividades desenvolvidas no Jornal do agrupamento “A Bilha”;
- Criação de um Álbum de fotos na página das Bibliotecas escolares do AE Estremoz;
- Partilha das atividades de todas as turmas em diferentes formatos – digital, texto escrito, audiovisual, filmes, apresentações, Padlets, fotografias, conferências, jogos interativos, exposições, tertúlias, e-books, …
- Divulgação no Blogue “Estremoz@Ler, Estremoz@Crescer” (https://estremozalerestremozacrescer.blogs.sapo.pt/)
- Divulgação de todos os trabalhos na página das bibliotecas, nos seguintes separadores:
. Concursos, Projetos e Parcerias – Projeto Fernão de Magalhães (https://cutt.ly/FmHaCHJ)
. Álbuns de Fotos (https://cutt.ly/smHa3nI)
. Espaço de Partilha (https://cutt.ly/emHswFZ)
Os resultados obtidos ao longo do ano letivo 2020/ 21 foram muito gratificantes para as Bibliotecas Escolares de Estremoz. O sucesso alcançado a nível das competências dos alunos deixa-nos extremamente orgulhosos, bem como a colaboração de todos os departamentos na figura dos educadores/ professores e o interesse e apoio incondicional por parte dos pais/ encarregados de educação e comunidade educativa em geral, conseguindo prender em nós um sentimento de gratidão enorme.
A dinâmica utilizada e a logística efetuada, leva-nos a querer ainda mais, pois esta experiência foi extremamente compensadora, apesar dos percalços relacionados com o ensino à distância.
Convidamos todos a consultar as ligações suprarreferidas, convictos de que esta partilha seja enriquecedora para todos.
A equipa da biblioteca