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Blogue RBE

Qua | 08.01.25

Com as Mãos na Obra: Um legado de transformação e inovação

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Alunos da Escola Secundária Campos Melo, Covilhã contribuem para inovar e transformar a vida da biblioteca escolar

A Escola Secundária Campos Melo, fundada por Decreto de 3 de janeiro de 1884, nasceu para responder às necessidades das indústrias locais. O patrono da instituição, José Maria da Silva Campos Melo, cedeu provisoriamente uma casa para que as aulas se iniciassem ainda em 1884. Desde então, a escola tem evoluído, adaptando-se às mudanças sociais e tecnológicas. Reconhecida nacionalmente, celebra um percurso de formação marcado pela diversificação da oferta educativa e pela aposta na inovação.

Com um lema que reflete orgulho no passado e compromisso com o futuro, a ESCM continua a investir no ensino científico, tecnológico, artístico e profissional. A par de uma longa tradição de colaboração com a comunidade, a escola tem promovido uma internacionalização progressiva, oferecendo oportunidades enriquecedoras a alunos e professores.

Este espírito transformador ecoa no recente projeto de reestruturação da Biblioteca Escolar, onde a tradição e a modernidade convergem e os alunos assumem um papel central na construção de um futuro que honra as raízes históricas da ESCM, promovendo a inovação e o conhecimento.

A Biblioteca Escolar cumpre, na génese da sua criação, o conceito de trabalho colaborativo e a verdadeira noção de que se projeta para um bem comum em que alunos, professores e assistentes operacionais cooperam na construção de um ambiente acolhedor, inovador e capaz de promover de forma eficaz as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Na Biblioteca Escolar, a tónica é colocada no aluno enquanto ser completo que responda às exigências do século XXI, centrado num mundo em constante alteração.

Contudo, pressupostos novos não se compadecem com lugares mais ultrapassados. O espaço físico em que se movimentam diariamente centenas de alunos precisa de se mostrar adequado e capaz de atrair a atenção, o gosto, a procura de todos como um lugar de eleição. Foi precisamente aqui que surgiu o desafio de alteração/ reestruturação do espaço da Biblioteca, lançado pelo Coordenador Interconcelhio, e muito bem acolhido pela Senhora Diretora da Escola Secundária Campos Melo, Drª Isabel Fael, e pela Professora Bibliotecária, Maria da Luz Coelho.

Rapidamente se concebeu uma nova planta, com o devido apoio da equipa da Biblioteca e suportado por uma mais-valia da escola – os alunos dos cursos profissionais.

De facto, o homem sonhou e a obra nasceu. Em apenas uma semana de intenso trabalho, um elevado número de alunos de várias áreas profissionais, acompanhados pelos seus professores, lançaram mãos à obra ininterruptamente, não medindo esforços para alcançar o que se propunham realizar. Durante uma longa, cansativa e frutuosa semana, destaca-se a total dedicação e envolvimento dos alunos do Curso Profissional de Técnico Administrativo no desbaste e reorganização do fundo documental, bem como dos professores que os acompanharam. Realça-se, ainda, a entrega dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Manutenção Industrial – eletromecânica e mecatrónica, orientados pelos professores das áreas técnicas nas instalações informáticas e cablagem. Não menos importante foi o empenhamento das assistentes de biblioteca que, diariamente, primam pelo bom funcionamento deste espaço. Todos colaboraram na reorganização de estantes e instalação de cadeiras e mesas, libertando todas as janelas anteriormente tapadas com as estantes.

O comprometimento dos alunos, o seu sentido de responsabilidade e de pertença foram elogiados por toda a comunidade escolar que assistiu aos trabalhos que pareciam, inicialmente, incomportáveis no tempo e no processo. E do caos que se instalou nessa semana nasceu a ordem, uma nova ordem, um novo espaço, mais jovem, mais moderno, mais luminoso e, como se pretendia, muito mais frequentado.

Os livros que sempre lá estiveram, mas poucas vezes eram vistos são agora requisitados e lidos. As mesas, muitas vezes vazias e escondidas, são agora motivo de disputa entre grupos de alunos. A Biblioteca Escolar passou a ser o centro da escola, o coração onde pulsa vida, onde se fazem palestras e nascem projetos. Na voz dos alunos e de toda a comunidade escolar, aqui nasceu um novo espaço de felicidade. Agora, vale a pena estar na Biblioteca Escolar!

Num momento em que as prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para 2024-2025 se centram na consolidação da leitura, escrita e oralidade, a “nova Biblioteca” reforça o seu papel essencial no desenvolvimento destas competências. A renovação do espaço veio criar um ambiente que promove o gosto pela leitura, incentivando os alunos a cultivarem hábitos que perduram, enquanto se envolvem em práticas que estimulam a expressão criativa e crítica. Este compromisso traduz-se numa abordagem estruturada, desenhada para integrar os mais relutantes e motivar os que já abraçam a leitura.

Além disso, ao apostar na literacia da informação e dos media, a Biblioteca não só proporciona aos alunos ferramentas essenciais para navegarem no mundo digital com segurança e responsabilidade, como também contribui para formar cidadãos conscientes, empáticos e preparados para o futuro.

Este espaço revitalizado é mais do que um lugar para aprender – é um espaço de transformação que encoraja o pensamento crítico, a colaboração e a expressão plena do potencial humano, alinhando-se, assim, com as prioridades do Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0