Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 28.10.19

Coimbra e Figueira da Foz | partilha de leituras

Dia da Biblioteca Escolar

info.jpg

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional da Biblioteca Escolar 2019 e do 163º aniversário da CP, alunos de duas bibliotecas escolares de dois concelhos distintos: Coimbra (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel) e Figueira da Foz (Agrupamento de Escolas Figueira Norte), encontram-se e partilham leituras. Num encontro que terá lugar na Biblioteca Escolar da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres, dia 28 de Outubro, das 10h-12h.
 
 
 
Duas bibliotecas, várias histórias, muitas leituras, ...

Hoje, dia 28 de outubro comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar (2019) e o 163º aniversário da CP.
Este ano a Biblioteca do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel em Coimbra e a Biblioteca da Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres do Agrupamento de Escolas Figueira Norte na Figueira da Foz decidiram comemorar estas duas efemérides partilhando leituras: “No comboio também se Lê!” e “Ler+ Oriente”.

Com a oferta dos bilhetes da CP para os alunos e professores de Coimbra (4º ano, turma 5 da EB1 de Santa Apolónia e 4º ano da EB1 de Eiras), na sequência de um protocolo estabelecido entre a CP e a RBE, estes viajam até à Figueira da Foz e, durante a viagem os alunos vão partilhar momentos de leitura com os passageiros (leitura de poesias, adivinhas, anedotas, ..) oferecendo também marcadores.

Chegados à Figueira da Foz a Autarquia da Figueira da Foz envolveu-se na atividade oferecendo o transporte até à Biblioteca da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres. Já na Biblioteca os alunos vão participar na atividade “Ler+ Oriente” com oficinas de Leitura(s): Ler no “teatro” com um Kamishibai, Ler ao “contrário” contactando com a banda desenhada japonesa conhecida por Manga ou Mangá e Ler a “dobrar” produzindo Origamis. As oficinas são dinamizadas pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Graça Barão e alunos do 11º e 12º ano da escola Cristina Torres.

Os alunos de Coimbra vão oferecer algumas lembranças à Biblioteca da Escola anfitriã com ajuda da Biblioteca da Câmara Municipal de Coimbra e os alunos da Figueira da Foz também criaram uma oferta personalizada para os seus colegas mais jovens.

Esta atividade envolve duas bibliotecas, várias histórias, muitas leituras, muitos alunos, professores, professoras bibliotecárias tendo a inestimável colaboração das coordenadoras interconcelhias da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Graça Barão e Dra. Helena Duque.
Todos juntos a Ler no comboio e a Ler+ Oriente!

BOAS LEITURAS…

 

_____________________________________________________________________________________________________________________