Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 30.05.25

Ciência Sempre a Rol@r: um projeto leitura e ciência 

Blogue.png

A Ciência Sempre a Rol@r  resulta de uma parceria entre os Agrupamentos de Escolas Rainha Santa Isabel e Coimbra Sul, no concelho de Coimbra, sendo dinamizado pelas respetivas professoras bibliotecárias. No seu segundo ano de execução, este projeto, reconhecido e apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares através da candidatura Ideias com Mérito 2023, afirma-se como uma referência no desenvolvimento de competências científicas, de leitura e digitais junto de crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Inicialmente desenvolvido com o apoio do Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, o projeto foi reformulado após o encerramento deste organismo, mantendo-se ativo graças à colaboração estreita entre professores bibliotecários, direções e docentes das áreas de Ciências e de Português dos dois agrupamentos envolvidos.

atividade - Helena Duque.png

Ao longo de todo o mês, a leitura acontece em múltiplos contextos, ligando escolas com e sem biblioteca escolar, salas de aula da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, através de propostas diferenciadas. Cada sessão tem como ponto de partida um livro criteriosamente selecionado em articulação com educadores e professores, disponível para requisição nas bibliotecas escolares. As obras incidem sobretudo sobre temáticas de ciência e cidadania, criando pontes entre conhecimento, imaginação e responsabilidade social.

Cada sessão do projeto tem como ponto de partida um livro cuidadosamente selecionado com a colaboração dos educadores e professores, em conjunto com a equipa, podendo ser requisitado pelos professores nas bibliotecas escolares. Os livros abrangem sobretudo temas ligados às ciências e à cidadania, criando pontes entre áreas que despertam o interesse e vão ao encontro de temáticas da cidadania e desenvolvimento.  A narrativa ficcional e a experimentação científica criam momentos de espanto despertando a curiosidade e apelando aso saber fazer. 

As sessões em formato digital, difundidas através do zoom para todas as escolas do 1.º CEB e JI dos dois agrupamentos, iniciam-se sempre com uma leitura e exploração da obra, nos seus aspetos fundamentais. Criam-se conexões para que os alunos, mediante uma observação participada, acedam a uma experiência prática e simples, acompanhados pelos respetivos professores e educadores. Um contexto experiencial, desenhado para ser facilmente replicado em sala de aula, promovendo a continuidade do momento e salvaguardando metodologias ativas, em que o aluno cria, intervindo na sua aprendizagem, e retorna ao livro e à leitura sugerida ou similares na temática.

Um projeto que liga escolas da periferia de coimbra, partindo das sessões reproduzidas a partir da biblioteca escolar, onde o acesso aos recursos é mais complexo, pelo que o projeto se tem destacado como uma iniciativa de sucesso junto da comunidade. No primeiro ano [2023-2024], as sessões decorreram na biblioteca da EB do Loreto do AE Rainha Santa Isabel, acontecendo presentemente na biblioteca da EB Quinta das Flores do AE Coimbra Sul, reforçando o papel central das bibliotecas escolares como locais de aprendizagem transdisciplinar.

evidencias - Helena Duque.jpg

Neste segundo ano de execução a par da realização das sessões mensais, que contam com a participação de mais de 1000 alunos e 70 professores em cada sessão, que na verdade corresponde a 3 sessões diferentes e adaptadas ao nível, o projeto também permitiu enriquecer os acervos das bibliotecas envolvidas, com a aquisição de livros e jogos educativos relacionados com as ciências. Criaram-se Kits de Ciência, compostos por livros informativos e narrativas ficcionais, materiais e instruções tutoriais para experiências práticas, que podem ser requisitados pelos professores, dando continuidade ao processo, e deste modo reforçando a sustentabilidade do mesmo. 

A sustentabilidade deste projeto e o reforço do impacto na aprendizagem dos alunos, passa pelo trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes e sempre com o apoio dos gestores de topo. Neste sentido, já se encontra programada uma ação de curta duração, ainda a decorrer este ano, destinada aos professores dos dois agrupamentos, em parceria com o CFAE Minerva e alargada aos professores bibliotecários da rede de Bibliotecas de Coimbra. Um momento formativo que terá como foco o processo de concretização do projeto, clarificando a implementação das atividades desenvolvidas, a monitorização e avaliação, sendo um contributo das bibliotecas escolares para proporcionar aos docentes ferramentas e estratégias que permitam integrar a ciência e a leitura no dia a dia escolar e com a biblioteca.

Mais do que um programa de atividades, "A Ciência Sempre a Rol@r" é uma experiência transformadora, um programa que une alunos, professores, bibliotecas, escolas e agrupamentos em torno do conhecimento e da descoberta. 

Para saber mais

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0