Cidadania e Biblioteca Escolar - Propostas de Educação
As alterações climáticas não são uma prioridade para os cidadãos europeus e, ainda menos, para os portugueses (Eurobarómetro 2018). Exercendo a sua responsabilidade pelo sistema terrestre, os jovens decidiram fazer, em conjunto, greve às aulas pelo clima como estratégia para influenciar a mudança de mentalidades e de comportamentos, exercer pressão sobre os decisores políticos e passar a palavra.
Ler mais:
Ser popular nas redes sociais e, sobretudo no Instagram, não é só uma questão de auto-influência por via da imagem, é também a demonstração de uma certa visão e atitude a respeito da política, da economia, do ambiente e dos mais vulneráveis. É por isso que decidimos colocar a questão e intervir a partir das redes sociais:
A biblioteca tem o poder de usar instrumentos familiares e acessíveis que
- Ultrapassam todas as barreiras e são agregadores;
- Tornam visíveis os pormenores, para além da complexidade dos problemas.
A biblioteca tem ainda o poder de combinar expressões, acrescentar significado e dar lugar à criação estética, geradora de partilha e disseminação.
O PhotoVoice e, já agora, o VideoVoice, são modos de aprofundar estas possibilidades em prol da melhoria do bem-estar de nós próprios, dos nossos vizinhos e dos ambientes naturais e construídos, pelo que sugerimos a leitura de:
Gostaríamos que partilhassem connosco o que fazem na área da cidadania colaborando em Notas das Escolas – Cidadania e Biblioteca Escolar | Pensar e Intervir.