Chegar aos 500 mil alunos!
Integrar as crianças migrantes, dar apoio às aprendizagens de quem têm mais dificuldades, e criar uma cultura de cidadania e de bem-estar são alguns dos objetivos subjacentes ao tema «Ligar comunidades» - o mote do Mês das Bibliotecas Escolares 2024.
28 de outubro é o dia em que se celebra, em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar, integrado no MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma celebração anual das bibliotecas das escolas de todo o mundo, cuja chamada à ação é lançada pela IASL (International Association of School Librarianship).
Ser o ‘coração das escolas’, o centro nevrálgico vital onde se desenvolvem literacias, conhecimentos, hábitos de leitura essenciais a todas as aprendizagens e se promove o trabalho colaborativo e a solidariedade – este é o propósito das bibliotecas escolares, que, este ano, celebram o seu dia com foco no estreitar de laços entre as diversas comunidades que constituem cada comunidade escolar.
Pode saber-se tudo sobre esta iniciativa no portal da RBE, em rbe.mec.pt, onde se encontram dezenas de sugestões e atividades para desenvolver neste dia e neste mês.
É o caso do ‘Abraço a quem chega’, uma proposta com dinâmicas de acolhimento, a desenvolver por alunos e docentes portugueses com recém-chegados de outras comunidades, que se pode concretizar, por exemplo, criando uma ‘bolsa de voluntários’ (monitores da biblioteca ou outros) que se ofereçam para apresentar os vários espaços da escola, realizar atividades a par ou diagnosticar necessidades de apoio.
É o caso, também, da ‘Biblioteca Humana’, uma iniciativa em que cada pessoa representa um livro, ‘dando corpo’ a uma história, que, ao ser partilhada, desencadeia a desconstrução de preconceitos, a criação de empatias e o enriquecimento de todos/as através da experiência de cada um/a.
Naturalmente, oferecem-se sugestões de leitura para visitar outras comunidades, como o bestseller A Rapariga Que Roubava Livros, de Markus Zusak, uma história que se desenrola na Alemanha da Segunda Guerra; ou Um Corpo na Biblioteca, de Agatha Christie, a lembrar que o suspense e o mistério podem morar nas bibliotecas, ou as histórias do fantástico Afonso Cruz, O vício dos livros ou Os livros que devoraram o meu pai, entre muitos outros.
Mas mais que propostas de livros, partilham-se guiões de metodologias - Leituras dialogadas, Leituras questionadas e Leituras emparelhadas - bem como sugestões de operacionalização dos desafios apresentados, como as Leituras Multilingues, espaços de diálogo entre alunos, professores e funcionários falantes de diversas línguas, acionadas por meio de jogos e atividades em torno de poemas, contos, lendas ou letras de músicas nas suas línguas de origem.
Foi ainda lançado um concurso Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!, que desafia estudantes do Ensino Secundário a conceber e produzir vídeos em que mostrem formas de interação entre as bibliotecas e as comunidades locais, e apresentar as suas próprias ideias, porque a criatividade e autonomia dos jovens é o melhor passaporte para o futuro incerto e complexo que os espera.
Atingir, pelo menos, 500 mil alunos com esta celebração é o objetivo para este ano de 2024, uma vez que, em 2023, foram envolvidas, nesta iniciativa, 460.053 crianças e jovens. Fica a expectativa de ultrapassar este número, e a certeza de que ele traduz um movimento inclusivo e solidário a partir da e com a biblioteca escolar.