Sex | 01.03.13
Centros Ciência Viva e Bibliotecas Escolares falam sobre ciência e literatura
Com o objetivo refletir sobre os laços que se podem estabelecer entre a ciência e a literatura, na biblioteca escolar, tendo como inspiração Newton gostava de ler!, professores bibliotecários, responsáveis por bibliotecas municipais, equipas pedagógicas dos Centros Ciência Viva de Constância, Estremoz, Proença-a-Nova e CIEC (Centro Integrado de Educação em Ciência) de Vª Nª da Barquinha encontraram-se no CCV de Constância, no dia 28 de janeiro.
Depois da visita ao Parque de Astronomia, guiada pelo seu coordenador científico, o astrónomo Máximo Ferreira, também presidente da Câmara de Constância, foi possível conhecer o Projeto Newton gostava de Ler! pela mão de um dos seus impulsionadores, o coordenador interconcelhio José Saro.
Motivados para esta estreita sintonia entre ciência e literatura, e para que o grupo pudesse conhecer a "Astronomia dos Lusíadas", foi conduzido pelo Jardim-Horto de Camões, até ao "Sétimo Céu" e à Casa-Memória de Camões, por Ana Maria Dias, presidente da direção desta entidade.
O dia terminou com apresentação, pelos participantes, dos projetos que já desenvolvem neste âmbito, com as escolas/BE, para os diferentes níveis de escolaridade, perspetivando formas de articulação e partilha entre os quatro concelhos envolvidos.
O encontro foi promovido pelos serviços de coordenação interconcelhia da RBE, que se propuseram dar continuidade a esta reflexão conjunta sobre literatura e ciência nas bibliotecas escolares e nos diferentes CCV envolvidos.
Coordenadores interconcelhios
José Saro, Lucília Santos e Mª de Fátima Dias