Celebrar Camões: Ler, Criar, Partilhar

Em 2025, assinalam-se os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, figura maior da literatura portuguesa e símbolo da identidade linguística e cultural do país. As bibliotecas escolares responderam ao desafio com entusiasmo, criatividade e envolvimento comunitário, promovendo atividades que reatualizam a obra camoniana e a colocam em diálogo com os interesses e linguagens das novas gerações.
Este dossier reúne sete práticas significativas desenvolvidas em diferentes contextos educativos, que vão da leitura à expressão artística, da ciência à cidadania, da recriação digital à cooperação internacional. Em comum, todas partilham o propósito de dar nova vida à palavra de Camões, envolvendo os alunos como leitores, criadores e participantes ativos na construção de sentido.
Ler Camões, hoje, é afirmar a centralidade da cultura, da língua e da imaginação na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. É construir pontes entre tempos, disciplinas e territórios, com a biblioteca escolar como espaço privilegiado de encontro, criação e partilha.
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Celebração dos 500 anos do Poeta Maior da Língua Portuguesa
Qui | 23.01.25
No dia 23 de janeiro de 2025, escolas de todo o país e comunidades educativas no estrangeiro juntaram-se para dar voz a Luís de Camões, numa leitura simultânea que marcou simbolicamente os 500 anos do nascimento do poeta. A iniciativa Ler Camões, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, envolveu mais de 100 mil alunos em ações que atravessaram fronteiras e disciplinas, com leituras em várias línguas, arruadas literárias e performances públicas.
Inspirado num estudo recente sobre a data do nascimento de Camões, este movimento coletivo marcou um vasto programa comemorativo que se prolonga até 2026, com projetos curriculares e interdisciplinares que atualizam o legado camoniano. Ler Camões é, assim, um desígnio nacional de memória, criatividade e cidadania cultural, com as bibliotecas escolares no centro da mobilização.
(Re)Criar Camões com sustentabilidade
Ter | 29.07.25
No Agrupamento de Escolas de Torrão, os alunos do 2.º ciclo celebraram os 500 anos de Camões através de uma abordagem artística e ecológica. A biblioteca escolar, em articulação com docentes de Expressão Dramática e Artística, dinamizou a atividade (Re)Criar Camões, inspirada no Cubismo e nos princípios da sustentabilidade. Utilizando materiais reutilizados, os alunos criaram retratos do poeta, explorando novas linguagens visuais e refletindo sobre o consumo responsável. As obras foram reunidas numa exposição no Museu Etnográfico do Torrão, promovendo o encontro entre arte, literatura e consciência ambiental e afirmando a escola como espaço de criação com sentido.
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Camões – figura de ação?
Sex | 18.07.25
Na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, Camões ganhou uma nova forma, a de figura de ação colecionável. A biblioteca escolar, em articulação com a disciplina de Português, desafiou alunos do 10.º ano a recriar o poeta, recorrendo a ferramentas de inteligência artificial, cruzando estudo literário, criatividade digital e pensamento crítico. A atividade permitiu explorar a obra e a vida de Camões de forma inovadora, estimulando a reflexão sobre o uso da IA, a validação da informação e o papel da linguagem na criação digital. Uma proposta original que aproximou o poeta maior da língua portuguesa dos jovens leitores e criadores do presente.
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Descobrir Camões: um projeto interdisciplinar
Qua | 23.07.25
No Agrupamento de Escolas António de Ataíde, em Vila Franca de Xira, a figura de Camões foi o ponto de partida para um projeto em Domínio de Articulação Curricular, envolvendo as disciplinas de Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal e Desenvolvimento e Tutoria. A biblioteca escolar teve um papel estruturante, apoiando a pesquisa e promovendo o encontro entre leitura, território e criação.
Os alunos recriaram as rotas camonianas num planisfério ilustrado, escreveram textos evocativos e apresentaram-nos em jogral, usando adereços simbólicos inspirados no poeta. Um projeto que conjugou saberes, arte e identidade, assinalando o início das comemorações dos 500 anos de Camões no agrupamento.

“Pela língua que nos une”: Camões entre latitudes
Ter | 15.07.25
Duas bibliotecas escolares — em Díli e no Porto — cruzaram oceanos para construirem um projeto artístico e simbólico, no âmbito da iniciativa Latitudes da Língua Portuguesa. Através da ilustração de excertos de Os Lusíadas, alunos da Escola Portuguesa Ruy Cinatti e da Escola Artística do Conservatório de Música do Porto reinterpretaram a epopeia camoniana com criatividade, sensibilidade e pertença. A atividade afirmou a biblioteca escolar como espaço de mediação cultural e encontro entre tempos, geografias e identidades. Um testemunho de cooperação educativa que transforma a língua portuguesa num território partilhado de criação, memória e futuro.

Camões em nós
Seg | 14.07.25
No concelho de Silves, as bibliotecas escolares mobilizaram alunos de vários níveis de ensino para assinalar os 500 anos de Camões através de uma exposição coletiva patente na Biblioteca Municipal. A iniciativa reuniu biografias criativas, marcadores ilustrados, leituras em voz alta, mapas temáticos e até propostas com ligação à ciência. Além de uma homenagem, Camões em nós foi um gesto educativo e cultural que envolveu a comunidade local, celebrando a permanência de Camões na imaginação, na palavra e na criação dos leitores mais jovens.

Happening Raul Proença 2025
Seg | 26.05.25
No dia 10 de maio de 2025, o Agrupamento de Escolas Raul Proença levou a celebração dos 500 anos de Camões para o coração das Caldas da Rainha, com o Happening Raul Proença. Cerca de 600 alunos e professores transformaram a cidade num palco vivo de poesia, ciência, dança, música, robótica e leitura.
Com o envolvimento de toda a comunidade educativa e local, e com as bibliotecas escolares como parceiras ativas, este evento deu corpo a uma visão integradora dos saberes, homenageando Camões como figura intemporal e promotora de diálogo entre tradição e contemporaneidade. Um exemplo inspirador de cidadania cultural em ação.