Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Seg | 22.05.23

Castelo de Paiva: a mesma assistente ao longo dos anos

2023-05-22 pq.png

A Biblioteca Escolar é assumida como um espaço em constante mutação, pelos diferentes desafios que vão surgindo e a que necessita de dar resposta, de que o contexto pandémico é um exemplo extremo. A biblioteca também não pode passar ao lado das exigências da sociedade e das exigências de um mundo cada vez mais tecnológico. Para auxiliar o professor bibliotecário, torna-se imprescindível poder contar com o apoio de um assistente operacional na biblioteca, não só no acompanhamento das ações de dinamização do espaço como, também, no conjunto das diversas tarefas inerentes ao cargo, realidade para a qual a Direção do Agrupamento tem mostrado especial atenção.

O Agrupamento de Escolas Couto Mineiro do Pejão, situado na vila da Raiva, concelho de Castelo de Paiva, tem apenas uma biblioteca na escola sede e conta com a afetação da mesma assistente de biblioteca desde o ano letivo de 2016/2017. A sua integração na equipa da biblioteca escolar decorreu da necessidade de substituir a assistente anterior, em licença de maternidade, e do facto de ser a pessoa com o perfil mais adequado para o exercício destas funções, na medida em que já era detentora de formação no âmbito das bibliotecas escolares. Por decisão da Direção da Escola, pelo seu bom desempenho no cargo e pelo seu dinamismo, manteve-se até à atualidade a exercer estas funções na escola, mesmo com o regresso da assistente de biblioteca anterior.

A assistente operacional em funções na nossa biblioteca desde então, Mónica Macedo, teve já a oportunidade de trabalhar com três professoras bibliotecárias, o que lhe permitiu não só desenvolver as suas competências, como também, constituir-se como um importante elemento chave de continuidade e de transmissão de informação. Graças a ela e ao seu conhecimento abrangente daquele serviço específico, as sucessivas professoras bibliotecárias viram a sua ambientação facilitada, o tempo de exploração e de habituação a uma nova biblioteca escolar encurtado e a prestação de um serviço de qualidade no agrupamento foi mais célere.

Esta assistente operacional assegura o fecho do espaço e o normal funcionamento do mesmo, até porque, dado o número de alunos do agrupamento, a professora bibliotecária tem uma afetação de 13 horas de componente letiva. Assim, até pelo horário reduzido da professora bibliotecária, Mónica Macedo é um elemento muito importante no apoio aos utilizadores e na prestação de serviços técnicos. Desempenha uma especificidade de tarefas de gestão para as quais tem a devida formação e os conhecimentos necessários, nomeadamente no que toca, por exemplo, ao tratamento da coleção, à atualização da base de dados de gestão bibliográfica, de acordo com as orientações que lhe são dadas.

Revela empatia e competências ao nível de trabalho em equipa, capacidade de organização, sentido de responsabilidade e manifesta interesse pelas áreas de atuação da biblioteca, destacando-se, de igual modo, a sua curiosidade pelos media e pelas tecnologias digitais.

O seu papel na dinâmica da biblioteca escolar é, efetivamente, fundamental. O facto de lhe ter sido dada a oportunidade de dar continuidade ao seu trabalho ao longo dos anos, registando uma já longa permanência neste espaço e consequente familiarização com o mesmo, é uma preciosa mais-valia que lhe permite colaborar harmoniosamente com o professor bibliotecário e a equipa da biblioteca. A Mónica Macedo está sensibilizada para as exigências do cargo que ocupa e desenvolveu as suas competências em domínios estratégicos para melhorar a qualidade do serviço prestado. Contudo, ainda manifesta regularmente preocupação em atualizar-se, de modo a que seja possível continuar a dar o seu contributo para o desenvolvimento integral e para o sucesso dos alunos.

A Professora Bibliotecária
Armanda Marques

_____________________________________________________________________________________________________________________

2 comentários

Comentar publicação