Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 18.11.22

Caricaturas de José Saramago

2022-11-18 PQ.png

Este pequeno relato mostra o processo de trabalho que conduziu a uma exposição de caricaturas de José Saramago, elaboradas pelos alunos do 5.º e 6.º ano da Escola Básica e Secundária de Paredes, Agrupamento de Escolas de Paredes.

Pretendendo dar continuidade às comemorações do Centenário do Nascimento do nosso Prémio Nobel da Literatura, em julho, na preparação do ano letivo 2022, as professoras bibliotecárias, propuseram aos colegas do Departamento de Expressões a elaboração de caricaturas, inspiradas em outras já existentes e /ou em fotos do escritor.

No início do ano letivo, com a ajuda dos professores de português e das professoras bibliotecárias, os alunos fizeram pesquisas para ficarem a conhecer melhor José Saramago, a sua vida e obra e os seus registos fotográficos mais divulgados.

Escolhida a foto e orientados pelos seus professores de Educação Visual, no decorrer das aulas, os alunos, deram asas à sua imaginação. Os trabalhos foram expostos nos placards e vitrines do pavilhão A, para serem apreciadas por todos. A exposição tem vindo a ser muito visitada, sendo alvo de grandes elogios da comunidade escolar.

Para perpetuar esta iniciativa a Equipa da Biblioteca Escolar criou o filme o qual permite, de forma inequívoca, demonstrar a qualidade gráfica e o espírito criativo das caricaturas produzidas pelos nossos alunos.

Tal como o menino herói de A Maior Flor do Mundo, os nossos meninos foram todos maiores do que o seu tamanho e prestaram uma excelente homenagem a José Saramago, que ficará na nossa e nas suas memórias.

Helena Costa e Celeste Fontelas
Professoras bibliotecárias

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação