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Blogue RBE

Sex | 14.06.24

Capacitar os alunos com a leitura repetida

Por Kathy Collier*

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Esta estratégia para melhorar as competências de leitura dos alunos do ensino básico permite-lhes perceberem o seu progresso.

Quando um aluno lê um texto várias vezes, chama-se a isso leitura repetida. A leitura repetida de textos curtos, frases e nomes ou sons de letras permite aumentar e monitorizar a fluência. Os professores podem empoderar os alunos utilizando a leitura repetida como uma oportunidade para dar feedback, agir com base no feedback e registar os seus progressos. Seguem-se algumas ideias que utilizei e que os novos professores poderão considerar úteis.

Começar

Na maior parte das vezes, a leitura repetida é uma estratégia que os alunos utilizam quando estão a ler; podem ler uma frase ou uma passagem mais uma vez para aumentar a fluência e/ou verificar se faz sentido. Também pode ser necessário efetuar leituras repetidas cronometradas, o que permite aos professores medir o desempenho e ajudar os alunos a perceber e comemorar a sua evolução. Quando os alunos veem o seu desenvolvimento, compreendem a importância de ler um texto várias vezes na sua leitura independente para aumentar a sua fluência e, consequentemente, a sua compreensão.

Nas leituras cronometradas típicas, o aluno lê um texto em voz alta durante um minuto. O texto varia consoante a idade e a capacidade de concentração e pode ser uma página de letras em que o aluno diz os nomes ou os sons das letras, ou pode ser uma série de frases ou uma passagem. As avaliações de leitura cronometrada são efetuadas entre um aluno e o professor. Como alternativa, pode ser interessante para toda a turma praticar em conjunto a leitura cronometrada - por exemplo, quando uma turma do jardim de infância lê os sons de uma série de letras, para aquecer para atividades de leitura ou fonética.

É importante que os professores apresentem a leitura repetida cronometrada aos alunos como uma forma de verem o seu progresso, para que não fiquem ansiosos com o facto de serem cronometrados. Também é importante que os alunos saibam que há alturas em que o ritmo pode abrandar à medida que trabalham a expressão e a descodificação - pelo que o ritmo de leitura é apenas um indicador de crescimento. Incentive-os a ter isso em conta se houver uma diminuição na velocidade de leitura de um texto.

Fornecer feedback inicial

Se um aluno estiver bloqueado numa palavra que corresponda a uma estratégia fonética atual ou anterior, relembre-lhe a estratégia para o ajudar a decifrá-la. Escolha cuidadosamente a expressão utilizada por si, de modo a dar ao aluno o mínimo de apoio necessário para que ele possa resolver a palavra autonomamente. Se a palavra tiver uma parte irregular ou for uma palavra que é pouco provável que o aluno conheça da leitura anterior ou da fonética, o professor pode esperar alguns segundos e depois fornecê-la.

Por vezes, utilizo um marcador para destacar partes de palavras ou palavras complicadas antes da leitura e digo ao aluno: "Esta palavra pode ser nova para ti e é irregular, por isso vou dizer-te a palavra."

Quando um aluno está a trabalhar no desenvolvimento de frases, uma forma de feedback pode ser um professor a exemplificar como juntar palavras em frases. Quando o faço, coloco uma linha por baixo das palavras que juntei; alguns professores colocam uma barra entre as frases. Por exemplo: "Eu fui à loja / para comprar comida para o meu gato". Depois de o professor exemplificar a junção de palavras, o aluno pode ler para praticar, ou o professor pode ler em conjunto com o aluno, seguido da leitura pelo aluno.

Outra opção para a demonstração é a "leitura em baloiço", em que o professor lê, o aluno lê, o professor lê com uma sugestão de algo a melhorar e o aluno volta a ler. Ou o professor e o aluno podem alternar a leitura de uma palavra para trás e para a frente, depois repetem, mas trocam quem vai primeiro. Com a alternância de palavras, o aluno tem a oportunidade de ler e ouvir cada uma das palavras durante as duas leituras.

É importante sublinhar ao aluno que tem de manter os olhos no texto, independentemente de quem está a ler, para ver as palavras e ajudar o seu cérebro a tornar-se mais automático com as palavras.

Quando o objetivo de um aluno é aumentar a velocidade, peço-lhe que "persiga" as palavras. Depois, lemos juntos e eu acelero a leitura um pouco mais do que o aluno faria sozinho. Desta forma, o aluno está a perseguir as minhas palavras.

Dicas para dar feedback

O feedback deve ser específico e objetivo. Quanto mais específico for o feedback, mais significativo e fortalecedor será. Concentro o meu feedback na competência em que o aluno está a trabalhar e dou um exemplo de como ou quando utilizou a estratégia. Começo com um comentário positivo e depois posso dar uma dica. "Corrigiste a palavra 'back' quando viste que 'bake' não fazia sentido. Quando lermos da próxima vez, lembra-te de fazer uma pausa aqui no ponto final."

É importante dar um feedback conciso e não parar demasiadas vezes para dar feedback, pois o objetivo é que o aluno se empenhe na tarefa. Gosto de dar ao aluno a possibilidade de intervir e de lhe perguntar: "O que é que fizeste bem?" Se um aluno ainda não conseguir articular o que fez bem, ofereço-lhe uma lista visual de três a quatro estratégias que pode utilizar, para que tenha algumas ideias por onde escolher.

As possíveis áreas de foco para a leitura repetida e feedback incluem, mas não se limitam a, escolher palavras, usar expressividade, autocorrigir-se, usar estratégias fonéticas, não desistir, manter os olhos no texto e lembrar-se de uma palavra de um texto anterior.

Empoderar os alunos

Para além das ideias acima referidas sobre a autonomia e o empoderamento, as estratégias específicas que se seguem têm o controlo como objetivo principal.

Torná-lo visual: Forneça um gráfico de barras para o aluno colorir após a sua primeira leitura. Se ler 45 palavras por minuto, deve colorir 45 quadrados utilizando uma cor como o amarelo. Depois, após praticar o texto com leituras repetidas e receber feedback do professor, o aluno pode fazer uma leitura final e colorir a coluna seguinte de quadrados a verde.

Pergunto ao aluno o que o ajudou a melhorar (ou, se a pontuação baixou, qual poderá ser a razão). Proporcionar aos alunos formas de documentar o seu próprio progresso e refletir sobre o que contribuiu para esse progresso oferece-lhes uma ferramenta que podem utilizar na aprendizagem futura.

Estabelecer um objetivo: Quando um aluno estabelece um objetivo para a sua aprendizagem, está no lugar do condutor e, muitas vezes, fica mais empenhado e motivado ao trabalhar para atingir esse objetivo. O professor pode apoiar o aluno, ajudando-o a dar passos em direção ao objetivo e oferecendo estratégias e feedback. Os objetivos dos alunos podem incluir o número de palavras por minuto; respirar se se sentirem ansiosos ao ler uma palavra difícil; ler corretamente todas as palavras com o som /a/; ou dizer a si próprios: "Todos os leitores chegam a palavras difíceis quando leem."

Quanto mais pudermos capacitar os nossos alunos através de estratégias e feedback, mais poderemos acelerar o seu progresso na leitura. A leitura é uma competência fundamental que nós, enquanto educadores, temos de garantir que estamos a desenvolver em todos os nossos alunos. Nas palavras de Frederick Douglass, "Quando aprenderes a ler, serás livre para sempre".

O texto deste artigo foi traduzido e publicado com a autorização da Edutopia:

Collier. (2024, 5 de março). Empowering Students With Repeated Reading. Edutopiahttps://www.edutopia.org/article/improving-elementary-students-reading-ability  

📷 Imagem de André Santana Design André Santana por Pixabay

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* Sobre Kathy Collier

Sou uma aprendiz e uma colaboradora. O meu papel atual, e de sonho, é o de formadora de línguas e de literacia. Também sou coordenadora de literacia elementar em todo o distrito. Tenho 16 anos de experiência em sala de aula (espanhol K-5, primeiro, terceiro e quarto ano), sete anos como coordenadora de recursos de aprendizagem e três anos como coordenadora de currículo elementar. As minhas paixões incluem a equidade, a tutoria, a formação, a linguagem, as convicções e os sistemas. Integro a aprendizagem do meu mestrado em literacia e educação multicultural, programas de certificação (ESL e professor de leitura) e duas credenciais de coaching no meu trabalho com professores e currículo.

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Nota: © Excecionalmente, por se tratar de uma tradução que careceu de autorização, este trabalho tem todos os direitos reservados.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0