Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 03.03.21

Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

Captura de ecrã 2021-03-02, às 09.59.02.png

O Campeonato de Escrita Criativa inspira-se na coleção, O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora e professora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL 2018, com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.

Já com 14 títulos publicados, esta coleção alia o prazer da leitura ao gosto pela ciência. As histórias, empolgantes e cheias de ação, são protagonizadas por três irmãos, a Catarina, o Chico e o Carlos, fascinados pela ciência e sempre em busca de novos mistérios. Para ultrapassar os desafios que surgem ao longo das histórias, os jovens recorrem aos seus conhecimentos científicos.

O desafio desta proposta pedagógica consiste na leitura de um livro da coleção e à escolha, por parte dos estudantes, de um momento da história em que as personagens se deparam com um problema para resolver. A turma terá de propor uma nova solução, concorrendo com um texto que deve incluir a descrição de uma experiência, usando o protocolo experimental, tal como consta no final de cada livro (no Caderno de Experiências).

Dirigida a alunos do 1.º Ciclo (3.º e 4.º anos) e do 2.º Ciclo, a iniciativa visa estimular a leitura, a escrita e a experimentação; incentivar o pensamento crítico e a criatividade e fomentar a transdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.

Trata-se, pois, de uma atividade que promove leitura, escrita e literacia científica junto dos alunos mais novos, com autoria portuguesa e que envolve, ao longo de todo o processo, o trabalho colaborativo entre professor bibliotecário e professor titular/ da disciplina, com prémios para os intervenientes e também para a biblioteca escolar.

A eventualidade de a biblioteca escolar não contar com os livros desta coleção no seu acervo não é impeditiva da sua participação, uma vez que a editora disponibiliza a leitura dos primeiros capítulos em formato digital.

É igualmente disponibilizada uma tabela que identifica a temática e os conteúdos pedagógicos das áreas curriculares ou disciplinas do 1.º e 2.º ciclo passíveis de abordagem, em cada volume.

Os trabalhos devem ser enviados até 23 de abril de 2021. As três turmas vencedoras serão anunciadas a 18 de junho de 2021.

O Regulamento, Ficha de Inscrição e restantes materiais de apoio encontram-se aqui neste link.

_____________________________________________________________________________________________________________________