Camões sai da escola e encontra a comunidade em Almada

O Centro Comercial Almada Fórum acolheu, no dia 23 de janeiro, uma iniciativa, integrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, que reuniu alunos, professores, bibliotecas escolares e comunidade num espaço público de grande visibilidade.
A ação foi promovida pelas bibliotecas escolares do concelho de Almada, em parceria com o Almada Fórum e a Câmara Municipal de Almada, e enquadrou-se no programa nacional “Camões, Engenho e Arte”, coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares. A iniciativa destacou-se pela diversidade de abordagens artísticas e pela forte participação das escolas envolvidas.
Ao longo da manhã, alunos de vários agrupamentos de escolas apresentaram momentos de dança, teatro, música, vídeo e declamação de poesia, revelando leituras contemporâneas da obra camoniana. Sonetos declamados, poemas cantados, jograis, encenações teatrais e produções audiovisuais evidenciaram que o poeta continua atual e o seu estilo consegue entrar em diálogo com as novas gerações.

Em paralelo com o espetáculo, esteve patente até ao dia 28 de janeiro 2026, no Almada Fórum, uma exposição de trabalhos realizados por alunos, desenvolvidos no âmbito destas mesmas comemorações, que reflete diferentes interpretações da vida e da obra de Camões. A mostra dá visibilidade ao trabalho continuado das escolas e das bibliotecas escolares na promoção da leitura e da literacia literária e, evidentemente, da obra de Camões.
Esta iniciativa constituiu um exemplo significativo do papel das bibliotecas escolares enquanto mediadoras culturais, capazes de articular escola e parceiros institucionais, levando o trabalho dos alunos para fora dos contextos formais de aprendizagem e aproximando-o da comunidade.
A celebração de Camões em Almada afirmou-se, assim, como um momento de partilha, encontro e valorização do património cultural, demonstrando que a abertura da escola à cidade contribui para a construção de comunidades leitoras.