Camões, engenho e arte: as famílias celebraram na Biblioteca Escolar
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família, dia 15 de maio, a Biblioteca Escolar da EB do Outeiro da Cabeça, do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, concelho de Torres Vedras, promoveu uma atividade envolvente, que reuniu alunos do JI e 1.º ciclo e respetivas famílias (cerca de 30 pais e filhos, desde o pré-escolar ao 4.º ano) em torno da figura do maior poeta da língua portuguesa: Luís de Camões.
A iniciativa começou com a observação de várias imagens do poeta, expostas na biblioteca, permitindo aos participantes um primeiro contacto visual e artístico com as múltiplas representações de Camões ao longo do tempo.
Inspiradas por essa diversidade de olhares, as famílias foram desafiadas a dar corpo e forma à sua própria interpretação do poeta. Com criatividade e entusiasmo, construíram uma estrutura-base para a cabeça de Camões e, a partir daí, deram largas à imaginação usando diversos materiais (lãs, tecidos, esponjas, cordões, restos de cartolina, musgami e papéis diversos, caixas de ovos, etc) para caracterizar o seu retrato (facebook).
Os alunos e pais foram, ainda, desafiados a ler o poema “ Verdes são os campos…” em voz alta. Duas alunas decidiram ler em coro.
O resultado foi surpreendente: expressões artísticas únicas, cheias de cor, pormenor e simbolismo, revelando não só o engenho dos participantes, mas também o envolvimento e o espírito colaborativo que pautaram toda a atividade. Este momento especial reforçou os laços entre a escola e a família, valorizou a expressão artística e homenageou de forma criativa o legado de Camões. Uma verdadeira celebração do engenho e da arte.