Caminhos para os professores bibliotecários ajudarem os alunos no outono de 2020
Como é que as bibliotecas escolares vão desenvolver o seu trabalho ao longo do primeiro período? No artigo Ways School Librarians Can Serve Students in Fall 2020, Matthew Winner, professor bibliotecário numa escola americana, coloca a tónica na questão que, neste momento, está na cabeça de todos. “ Sabemos que, como professores bibliotecários, enfrentaremos circunstâncias únicas relativamente ao nosso espaço de biblioteca e à forma como envolveremos as crianças neste outono (...). Pode parecer que as opções estão fora de controlo, mas há coisas que se pode fazer para planear o futuro.
De forma pragmática e detalhada, o autor centra-se em quatro pontos fulcrais e apresenta propostas muito concretas. Destacamos algumas dessas propostas:
- Cultive leitores para a vida: Garanta que as crianças e jovens mantêm o acesso aos livros e às histórias. Implemente, por exemplo, um sistema de espera na requisição domiciliária para garantir que apenas os funcionários da biblioteca manuseiam os materiais, retome as sessões de leitura em voz alta, organize um clube de leitura virtual, ou pesquise nos arquivos de festivais literários virtuais sessões com autores que interessem particularmente aos alunos.
- Inove e Colabore: Ainda que o acesso ao espaço da biblioteca possa estar restringido, o professor bibliotecário continua a ser uma presença essencial na escola. Algumas sugestões para continuar a colaborar – e inovar – passam por criar módulos virtuais que os professores possam partilhar autonomamente com os alunos, apoiar a aprendizagem sócio emocional, ou organizar uma história semanal através de uma ferramenta de videoconferência.
- Torne-se móvel!: No caso de os alunos não poderem deslocar-se à biblioteca leve a biblioteca até eles. Assim, apresente a biblioteca na sala de aula e esclareça como se irá processar a requisição domiciliária. Pode criar um serviço de take-out num carrinho, pode pedir aos alunos que preencham um inquérito sobre os seus interesses e, com base nas respostas, selecionar títulos para a sala de aula, ou até visitar as turmas com os livros mais populares. Não desista do makerspace: crie kits individuais e leve desafios de construção para a sala de aula.
- Seja indispensável: As suas competências são uma mais-valia para a escola. Apoie a requisição de dispositivos móveis, divulgue e construa recursos digitais, apoie a aprendizagem através de múltiplos canais, proteja os direitos de autor na sua comunidade escolar. Ajude a criar um sentimento de comunidade nas redes sociais durante períodos de distanciamento social.
Não importa a forma como sua escola ou distrito avance no outono, lembre-se de que há uma rede de educadores e professores bibliotecários prontos e entusiasmados para se apoiarem uns aos outros. Um professor bibliotecário não está sozinho e o que faz é importante, então tem de continuar a ser incrível!
Este artigo foi traduzido e adaptado, encontrando-se originalmente publicado no blogue Ideas&Inspiration.
Artigo completo: Ways School Librarians Can Serve Students in Fall 2020.