Uma iniciativa com longevidade, que se iniciou em 2008, para assinalar os 50 anos da morte de um dos nomes da poesia coimbrã, Afonso Duarte. Na edição de 2009, a Biblioteca Municipal de Coimbra dedicou a Poesia dos Dias ao jovem poeta falecido em 1999, Daniel Faria. 2010 foi o ano em que, pela primeira vez, as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra se associaram ao evento, sendo convidadas para elaborar uma Antologia de Poesia Portuguesa organizada como poemário e actualizar o calendário poético ao longo do ano.
Elogio da Leitura no Calendário online das bibliotecas e escolas do concelho de Coimbra foi o mote de 2012. Diversificou-se o género literário e os materiais disponibilizados, embora todos eles mantendo o propósito de convite à leitura.
O desafio para 2013, nasceu há uns meses na Biblioteca Municipal de Coimbra - trabalhar o Livro do Desassossego de Bernardo Soares/ Fernando Pessoa como opção temática do calendário online A Poesia/Prosa dos Dias 2013. Mais uma vez as escolas/bibliotecas se associaram. Esta iniciativa, que terá atualização no separador Fragmentos a cada dia do ano, assume-se como se de um graffiti se tratasse, InCitando outros a ler os fragmentos selecionados.
Helena Duque
Coordenadora interconcelhia