Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 02.09.21

Bom ano letivo 2021-2022

blogue_capa2_ano_letivo21_22.png

No arranque deste novo ano, temos a esperança de poder retomar finalmente a plenitude da nossa presença nos espaços seguros e tranquilos das bibliotecas. Embora a hibridez dos tempos atuais venha exigindo às bibliotecas uma componente digital muito significativa, a experiência recente mostrou-nos que é igualmente essencial regressarmos à vivência em comunidade, com uma presença física regular.

Para 2021-2022, foi estabelecida como grande desígnio para a Educação a recuperação das aprendizagens que, ao longo dos últimos dois anos, não se fizeram como necessário. Para isso, as escolas estão convocadas para definirem e implementarem as estratégias que consideram mais eficazes e ajustadas às suas comunidades. Como sempre, as bibliotecas estão ao serviço da implementação dessas estratégias, sempre disponíveis para colaborar na consecução das medidas desenhadas.

Paralelamente, as atuais circunstâncias, têm vindo a reforçar a importância da educação e da escola e, naturalmente, da biblioteca escolar, na formação dos alunos e na assunção de uma atitude face a si e aos outros que mostre curiosidade, sentido crítico, entendimento e compreensão das grandes questões que a humanidade enfrenta, assim como das diferentes realidades que o mundo integra.
Para apoiar a ação das bibliotecas escolares, os professores bibliotecários sabem que podem sempre contar com o gabinete coordenador da Rede de Bibliotecas e com a orientação, o apoio e a colaboração do coordenador interconcelhio da RBE, elemento de ligação entre a ação central e local.

Desejando que, em conjunto, continuemos a trabalhar para proporcionar a todos os alunos as melhores condições e oportunidades para serem, estarem e aprenderem, vimos desejar um bom trabalho e um excelente ano letivo 2021-2022.

Um abraço amigo,

Manuela Pargana Silva

Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0