Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 07.07.21

BOLOT@DIGITAL.AVIS.PT

2021-07-07.png

Decorreu no passado dia 16 de junho, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Avis, a apresentação pública do projeto BOLOT@DIGITAL.AVIS.PT.

Este projeto, apoiado financeiramente no âmbito da candidatura Biblioteca Digital/ RBE, permitiu a aquisição de material tecnológico imprescindível (tablets e câmara de vídeo/ fotos). Foi desenvolvido durante os anos letivos 2019/ 2021. Teve como destinatários todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento.

Com esta iniciativa, a Biblioteca Escolar Mestre de Avis quis melhorar as competências digitais dos alunos, promover a literacia científica e tecnológica e levar as crianças e jovens a conhecer, valorizar e preservar o meio ambiente (montado).

 

Que ações foram desenvolvidas?

- Caminhada do Montado: saída de campo guiada pelo técnico superior do Município de Avis, Jorge Rocha. Neste percurso, foi feita a observação de fauna e flora, foram recolhidas informações sobre as espécies observadas, imagens e bolotas.

- Palestra de sensibilização ambiental «A vida das plantas (e das árvores) e a nossa vida», com o Dr. Bagão Félix.

- Construção do Ebook de receitas ilustrado «Doçaria com bolota» e realização do workshop de «Broinhas de Bolota», com o intuito de promover as potencialidades gastronómicas deste fruto.

- Pesquisas orientadas sobre a fauna e flora do montado do concelho de Avis, que deram origem a um mapa interativo com informações científicas credíveis sobre mais de trinta espécies da região. As fotografias são quase todas originais e o mapa também contém informação em inglês. Este trabalho contou com o apoio técnico do professor Jorge Mata (DGEstE Évora).

- Realização de um jogo interativo para divulgar as informações do mapa de espécies, apresentado em formato concurso junto dos alunos mais novos.

- Dinamização da campanha Green Cork Escolas «Rolhas que dão folhas».

 

O sucesso do projeto BOLOT@DIGITAL.AVIS.PT só foi possível graças ao envolvimento dos alunos, dos diferentes parceiros internos (Direção, professores de todos os departamentos e assistentes operacionais/ técnicos) e externos (Rede de Bibliotecas Escolares, Município de Avis, DGEstE Évora, Quercus/ Green Cork e Dr. Bagão Félix).

NOTA: Para saber tudo sobre este projeto ambiental e tecnológico, visite o blogue e/ ou a página WEB:

- https://bolotadigitalavispt.blogspot.com/

- http://bolotadigital.drealentejo.pt/site/

_____________________________________________________________________________________________________________________