Boas práticas no apoio aos projetos das bibliotecas escolares do 1.º CEB
Em maio de 2018, o Município de Torres Vedras afetou uma Assistente Operacional à Biblioteca Escolar da Escola Básica de Ponte do Rol, Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, com o objetivo de dar apoio ao projeto Bibliotecnologi@s apoiado pela Rede Bibliotecas Escolares. A colocação da assistente resultou, assim, de uma parceria entre o agrupamento de escolas e a autarquia, como uma das contrapartidas de apoio ao projeto.
Mais tarde surgiu uma outra oportunidade profissional para esta assistente e a mesma rescindiu o contrato , sendo que no ano letivo de 2021-2022, foi substituída, de forma a dar resposta a um novo projeto ABC+Digital – Escola do Futuro, apoiado pela autarquia.
Com o projeto Bibliotecnologi@s, pretendia-se promover a capacitação digital dos alunos, as literacias da leitura, da informação e dos media, visando apoiar o desenvolvimento de um conjunto de competências gerais e transversais às diferentes áreas curriculares e conteúdos programáticos, em contextos diversificados, promovendo a biblioteca escolar como um ambiente de aprendizagem transdisciplinar e dinâmico. Recorrendo aos tablets para fazer leitura de e-books e fazer pesquisas, os alunos respondiam a diversos desafios criados com recursos a ferramentas digitais (Kahoot, Quizizz, H5P, Forms). Para além destes desafios, foram organizadas pastas com jogos pedagógicos no ambiente de trabalho dos tabletes, que os alunos podem requisitar para utilizar na biblioteca.
Este último projeto, ABC+Digital – Escola do Futuro, surgiu no início da pandemia, aquando da ida dos alunos para ensino a distância. Este projeto tem como principais objetivos a prática da escrita com recurso ao teclado e acesso às plataformas do moodle e às ferramentas do Office 365, de forma a minimizar os constrangimentos do ensino não presencial, comparativamente ao ensino presencial e, ao mesmo tempo, maximizar o uso de recursos das TIC para fomentar o desenvolvimento eclético do processo ensino-aprendizagem em qualquer regime de ensino, seja ele presencial, misto ou a distância. Para tal, o Município fez um investimento, nesta escola, de cerca de 33.000,00€ em equipamentos informáticos (computadores portáteis), mesas digitalizadoras, entre outros equipamentos, fundamentais para implementar este projeto e aliá-lo às Bibliotecnologi@s.
Salienta-se que o projeto ABC+Digital – Escola do Futuro tem tido continuidade ao longo do presente ano letivo, assim como as dinâmicas associadas ao projeto das Bibliotecnologi@s. O atual projeto conta semanalmente com um professor que faz coadjuvação em sala de aula (esta coadjuvação está estipulada no próprio horário do professor titular).
Salienta-se que esta transformação de práticas educativas só se torna possível com a vontade dos professores titulares de turma em aderir a novas dinâmicas pedagógicas, bem como o apoio fundamental da assistente afeta à BE, pois é a mesma que faz a gestão dos tablets: instalação de aplicações, respetiva manutenção, carregamento e apoio à utilização dos mesmos por parte de alunos/crianças e professore(a)s/ educadore(a)s.
Sendo uma biblioteca com 1.º ciclo e pré-escolar, trata-se de um apoio “precioso” para garantir também a abertura diária do espaço para utilização autónoma e em grupo turma/ sala. Para além da requisição dos equipamentos para a utilização em sala de aula e no espaço da biblioteca (os meninos do pré-escolar também usam os tablets, no espaço da biblioteca, em atividades promovidas pelas educadoras). Esta funcionária presta, assim, um apoio imprescindível na utilização dos equipamentos e recursos digitais, assim como na requisição autónoma de livros para casa, o que acontece semanalmente em grupo turma/ sala.