Boas práticas de E@D nas bibliotecas escolares do Médio Tejo e Alto Alentejo. A biblioteca ao serviço da qualidade das aprendizagens
Fotografia cedida pelo Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
O fecho das escolas e o regresso ao ensino a distância, no final do mês de janeiro, criou inúmeros desafios às escolas e às famílias. Apesar da flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo ensino a distância, os constrangimentos são inúmeros e só um trabalho articulado e em rede consegue encontrar respostas rápidas e eficazes para a implementação dos planos de E@D que as escolas criaram, no início do presente ano letivo.
As bibliotecas escolares integram os planos de E@D das escolas, e, nesse sentido, têm apoiado alunos, professores e encarregados de educação, com propostas que contribuem para a qualidade das aprendizagens dos alunos em torno do desenvolvimento de multiliteracias.
Este apoio, presencial e em linha, materializa-se de diversas formas: criação e/ ou disponibilização de recursos educativos e de tutoriais para utilização das plataformas de LMS ou outras ferramentas digitais; apoio a alunos e professores; dinamização de projetos e programas em torno da literacia da leitura, da informação e dos media.
Para ilustrar este trabalho, apresentam-se alguns exemplos do trabalho que tem vindo a ser realizado pelas bibliotecas escolares do Médio Tejo e Alto Alentejo.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTELO DE VIDE
- Projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar”, para as turmas dos 2º e 3º ciclos, em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento. O tema aglutinador deste projeto é “Identidade e inovação”. Como suporte à avaliação formativa, são usadas rubricas.
http://garciadortabecre.blogspot.com/2020/04/proposta-de-trabalho-portugues-e.html;
http://garciadortabecre.blogspot.com/p/identidade-e-inovacao.html
- Tutoriais digitais.
http://garciadortabecre.blogspot.com/p/tutoriais-digitais.html
- Projeto “Ciência aqui e agora”, em articulação com os docentes de Ciências.
http://garciadortabecre.blogspot.com/2020/12/projeto-ciencia-aqui-e-agora.html; https://padlet.com/fernandasilvacunha2/577i1neh2n1s5cf9
- Propostas de atividades, revistas da BE para apoio ao currículo.
http://garciadortabecre.blogspot.com/2021/02/biblioteca-distancia.html
- Articulação com a disciplina de Português do 2º Ciclo - através da criação de diversos jogos de Gramática com a ferramenta Baamboozle que foram disponibilizados às docentes de Português e aos alunos.
https://www.baamboozle.com/game/324768
https://www.baamboozle.com/game/324667
https://www.baamboozle.com/game/50522
- Acompanhamento presencial a alunos dos 2º e 3º CEB - a professora bibliotecária e alguns elementos da equipa têm feito acompanhamento presencial, na biblioteca, apoiando alunos que, por motivos de impossibilidade das famílias, falta de recursos e/ ou de apoio nas atividades escolares, contam com a escola. Este apoio consiste na orientação aos trabalhos que são atribuídos nas diversas disciplinas, bem como no apoio à utilização da ferramenta digital Google Classroom, que ainda apresenta constrangimentos quer a alunos quer a docentes.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SARDOAL
- Projeto “Ler para comunicar” - atividade de articulação com várias disciplinas, selecionadas por cada conselho de turma, entre as quais Português, Atelier de Informática, Cidadania e Tecnologia, Comunicar com Artes (agrega EV, ET e TIC) ou Projeto de Trabalho Interdisciplinar. Este projeto foi iniciado no 1º semestre e culminou com um concurso dos trabalhos promovido pela BE já em E@D com votação da comunidade educativa (143 votos).
http://agenda-de-ideias.blogspot.com/2021/01/concurso-ler-para-comunicar.html
- Apoio à disciplina Cidadania e Mundo Atual na realização de trabalhos sobre o trabalho infantil a partir de uma revista de Flipboard da Biblioteca para esse efeito.
- Propostas de atividades, desafios ou leituras para todos os níveis de educação/ensino no blogue e incluídas nos planos de trabalho quinzenais das turmas.
https://agenda-de-ideias.blogspot.com/
- Criação de tutoriais de apoio à utilização de ferramentas digitais, ou para pesquisa de informação, de que é exemplo o modelo de pesquisa PLUS.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO
- Criação e disponibilização de recursos digitais, como infográficos ou vídeos.
http://bibliotecalter.blogspot.com/
- Curadoria de conteúdos, por área disciplinar.
- Apoio ao trabalho dos alunos, com a criação de tutoriais.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES
- Trabalho colaborativo com todos os titulares de turma do Pré escolar e do 1º Ciclo, através da apresentação de propostas semanais de trabalho para todos os alunos.
https://padlet.com/professorabibliotecariabia/lxw6u66wor816ctk
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO
- Criação e disponibilização de recursos digitais, como infográficos ou vídeos.
https://spark.adobe.com/video/CRN9st95ZO1H6
- Participação nas equipas educativas e cooperação com os docentes de diferentes áreas, apoiando o currículo, partilhando sugestões e colaborando na planificação semanal.
- Educação Literária, em sessões síncronas, destinada aos alunos do 3º ano, tendo por base o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
- Curadoria de conteúdos.
https://flipboard.com/@BEGavio?from=share
- Apoio digital aos alunos e pais via telefone.
- Apoio presencial a alunos com dificuldades ao nível da literacia da leitura e da escrita.
- Empréstimo domiciliário de documentos, numa parceria com a BM e a Autarquia.
ESCOLA PROFISSIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE ALTER DO CHÃO
- Curadoria de recursos e conteúdos para apoiar os docentes no desenvolvimento das suas atividades, em contexto de E@D.
https://palavrasecompanhia-epdrac.blogspot.com/p/documentos.html
- Apoio ao trabalho dos alunos.
https://drive.google.com/file/d/1TIURbEBG5PPUdERj9wHtr37-rcVeKZ-O/view
- Trabalho colaborativo com os docentes.
- Articulação curricular, no âmbito do projeto “Con.raízes”, este ano subordinado ao tema “O Sagrado e o Profano”.
- Monitorização do projeto “Mentorias” com alunos de 12º ano.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARVÃO
- Aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, no âmbito da literacia da leitura, com os alunos do 4.º ano. Os alunos estão a gravar pequenas leituras de fábulas que serão apresentadas aos idosos do Lar de Santo António das Areias.
https://padlet.com/bemarvao/h2nnj3kmaxfq3au0
- Criação e disponibilização de recursos digitais, como infográficos ou vídeos.
https://biteable.com/watch/regras-aulas-online-2764887
https://www.youtube.com/watch?v=MPiJE2Ld02s&t=10s
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CONSTÂNCIA
- Projeto “Ler é escolher Ser…”, o projeto é dinamizado, semanalmente, na plataforma Teams do Agrupamento e as atividades/ações visam o desenvolvimento de diferentes competências, em particular das competências de leitura e comunicação oral e escrita, em diferentes suportes, e da literacia da informação.
https://padlet.com/biblioteca50/p7zpj1x8yon7
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE SOR
- Mentorias, este projeto, que continua a ser desenvolvido à distância, envolve 50 alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário. Os pares propostos pelos conselhos de turma e formados pela equipa das mentorias realizam as sessões através de uma plataforma online. Todo o material e documentação é gerido e arquivado na plataforma Teams.
- Criação de recursos de apoio ao E@D.
https://aepsbes.blogs.sapo.pt/ensino-a-distancia-18837
- Curadoria de recursos.
https://flipboard.com/@AlziraMarti5ur0?from=share
Republicação: 1.ª publicação em 2021-03-08