Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 03.03.23

Bibliotera, uma Biblioteca na Biblioteca

2023-03-03 pq.png

Bibliotera, uma Biblioteca na Biblioteca é um projeto educativo do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra [CAPC] de circulação pelas escolas, este ano em articulação com a Biblioteca Escolar.

A Bibliotera é uma instalação das artistas Filipa César, Marta Lança e Marinho de Pina apresentada originalmente no Anozero'22 - Bienal de Coimbra, com projeto educativo de Jorge Cabrera. Propõe-se, agora, esta versão de circulação pelas escolas, uma parceria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) | Anozero - Bienal de Coimbra – Plano Nacional das Artes (PNA) - Escola e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o propósito de incentivar o interesse pelo livro, criar um ambiente de convivência criativa nas bibliotecas escolares e acionar o poder social e transformador da educação pelas artes.

A Escola Secundária Avelar Brotero, através do Projeto Cultural da Escola e da Biblioteca Escolar, aceitou o desafio de realizar esta experiência piloto, com convite a outros estabelecimentos escolares que, posteriormente, desejem aderir a esta iniciativa.

A iniciativa desenvolve-se do seguinte modo:

  1. A instalação Bibliotera é montada na biblioteca da escola (ou em outro espaço, caso não seja exequível na biblioteca).

  2. Há um período para angariação de livros através de doações provenientes da comunidade. Os livros devem ter interesse literário ou cultural de qualquer natureza e encontrar-se em bom estado de conservação; embora usados, não devem estar danificados, nem rubricados ou sublinhados.

  3. É enviado um convite a todas as turmas de todos os níveis de escolaridade com uma breve apresentação da proposta; as turmas interessadas, inscrevem-se na atividade, que tem uma duração aproximada de 90 minutos.

  4. Com os livros angariados, são dinamizadas sessões de mediação com turmas em que, em grupos, os alunos são convidados a visitar a exposição, construir instalações com livros que lhes são atribuídos, refletirem sobre o que poderá ser uma Bibliotera e encontrarem uma definição para o termo.

Bibliotera 750px - poster - Helena Duque.png

Após o período da exposição, o acervo de livros arrecadados por doações poderá ser transferido para as bibliotecas de outras escolas, criando-se uma rede social colaborativa.

Local: «Bibliotera, uma biblioteca na biblioteca»
Escola Secundária Avelar Brotero
Biblioteca Escolar R. Dom Manuel 127,
3030-320 Coimbra

Campanha de doação de livros: 1 a 31 de março de 2023
Exposição: 24 de abril a 2 de junho de 2023

Toda a informação decorrente da execução do projeto será publicada nos canais digitais da Biblioteca Escolar - Blogue: https://bbrotero.blogspot.com/2023/02/bibliotera-uma-biblioteca-na-biblioteca.html,

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaescolarbrotero

Instagram Biblioteca da Brotero (@bibabrotero) • fotos e vídeos do Instagram 

e nos canais digitais do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) http://capc.com.pt/site/index.php/pt/ 

_____________________________________________________________________________________________________________________