Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 01.03.21

Bibliotecas@Distância

2021-03-01 bibliotecas@distancia_blogue.png

Durante o primeiro confinamento, no terceiro período de 2019/2020, as bibliotecas escolares nunca baixaram os braços e continuaram a apoiar as suas comunidades, com múltiplas ações e práticas várias, quer de sua iniciativa, quer em articulação com outros docentes e técnicos.

Em julho de 2020, a Rede de Bibliotecas Escolares reuniu algumas dessas práticas a distância e publicou-as na biblioteca escolar digital, na expetativa de que essa partilha possa ser inspiradora e ajude outras bibliotecas a pensar novas ações.

Por razões sobejamente conhecidas, o ensino voltou a ser não presencial e, mais uma vez, as bibliotecas mobilizaram todos os seus recursos para apoiar os seus públicos e manterem com eficácia o seu papel, agora com uma experiência acumulada que permite maior segurança e atrevimento.

Novamente é importante partilhar o que estamos a fazer, nesta lógica de rede, em que todos provocam todos e juntos se chega mais longe. Assim, o desafio que a RBE lança às bibliotecas escolares durante o mês de março consiste em mostrarem o que de extraordinário estão a fazer, neste período de ensino não presencial, com os alunos, os docentes, as famílias… e que poderá sugerir ideias e entusiasmar outras.

Trata-se de trabalho da iniciativa da biblioteca ou são propostas apresentadas em conjunto com outros docentes ou técnicos? É do âmbito da leitura, da informação e dos media, da cultura e das artes, da cidadania…? Aposta no bem-estar?

Enfim, de tal forma amplo é o leque de possibilidades de trabalho que certamente as partilhas excederão em muito o esperado.

Para fazer chegar as práticas das bibliotecas, que serão divulgadas nos canais de comunicação da RBE, e integrarão a biblioteca escolar digital, basta preencher o formulário que se encontra disponível aqui

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0