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Blogue RBE

Ter | 11.02.25

Bibliotecas Escolares: Um Mundo de oportunidades

por Ricardo Miguel Silva, Diretor do A.E. A Lã e a Neve, Covilhã

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As bibliotecas escolares desempenham um papel essencial na melhoria da prática educativa, revelando-se fundamentais para a promoção da leitura e formação de novos leitores, para a integração transdisciplinar em projetos pedagógicos, para a capacitação para competências do século XXI e para a criação de ambientes escolares mais inclusivos e atrativos.

As bibliotecas escolares assumem-se como centros de aprendizagem essenciais para a formação integral dos alunos, constituindo os professores bibliotecários e as suas equipas agentes de transformação que permitem que esses espaços, enriquecidos por fundos documentais atualizados em suportes diversificados, com propostas de dinâmicas variadas e motivantes, cumpram um papel educativo de extrema relevância.

As bibliotecas escolares e os professores bibliotecários, apoiados pela RBE e pelos coordenadores interconcelhios são, cada vez mais, imprescindíveis na dinâmica escolar, contribuindo para a promoção de uma educação mais completa e diversificada. Seguindo o propósito para o qual surgiram em contexto escolar, as bibliotecas escolares vão muito além da simples disponibilização de livros, abrangendo várias áreas de desenvolvimento pedagógico e enriquecimento curricular.

Atualmente, são centros fundamentais de aprendizagem onde se pode simplesmente encontrar um livro, mas onde também se desenvolvem competências de pesquisa, de reflexão crítica e de autonomia. São espaços onde se articula o conhecimento e a aprendizagem, onde se fomenta o gosto pela leitura e pela investigação e se potencia uma aprendizagem ativa, proporcionando aos alunos ferramentas para o desenvolvimento do seu pensamento crítico.

Sendo a leitura um dos pilares para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento pessoal dos alunos, a biblioteca escolar é um local privilegiado para a promoção da leitura e para a criação de hábitos de leitura permanentes, essenciais para o desenvolvimento da capacidade de compreender e interpretar as coisas e o mundo. A promoção da leitura tem de ser uma prática continuada e é fundamental que a Escola proporcione aos alunos os recursos e o apoio necessários para esse desígnio.

Os professores bibliotecários desempenham um papel fundamental na integração da biblioteca no currículo escolar e em projetos pedagógicos que envolvem diferentes disciplinas. Como refere João Costa, antigo Ministro da Educação, "o professor bibliotecário tem um papel crucial na articulação das bibliotecas com os projetos educativos da escola, promovendo a interdisciplinaridade e criando contextos de aprendizagem mais ricos".

As bibliotecas escolares são ainda essenciais na promoção das competências digitais e de cidadania, fundamentais para alunos do século XXI. Revelam-se espaços para o desenvolvimento de competências digitais, de colaboração e comunicação e as suas equipas de professores desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos bem informados, capazes de analisar informações de forma crítica e responsável, particularmente em tempos de um mundo tão digital.

Finalmente, e não menos importante, destaque-se o papel que as bibliotecas escolares assumem enquanto ambiente escolar inclusivo, proporcionando a todos os alunos, independentemente das suas características e necessidades, a possibilidade de acederem a conteúdos diversificados e adaptados. Nuno Crato, outro Ex-Ministro da Educação, defensor de uma Educação Inclusiva, afirma que a biblioteca escolar "…é um recurso que deve ser acessível a todos, sem exceção, criando um ambiente que favorece a inclusão e a participação ativa dos alunos em projetos educativos". A biblioteca escolar deve, pois, ser um local onde todos os alunos se sintam bem-vindos e possam desenvolver as suas competências sem limitações.

As bibliotecas escolares estão hoje no centro da dinâmica de qualquer agrupamento de escolas e, em particular, do AE A Lã e a Neve. No nosso caso, a sua ação não se confina aos espaços físicos agora renovados, colocando-se permanentemente ao serviço de toda a Comunidade Escolar nos inúmeros locais, momentos, dinâmicas e públicos específicos, do Pré-Escolar à totalidade do Ensino Básico sem esquecer os Encarregados de Educação, professores e outros elementos da comunidade.

Ela constitui uma oportunidade permanente para alunos, educadoras e professores para diversificação e enriquecimento das práticas educativas. Destaque-se ainda o seu envolvimento direto em projetos que consideramos estratégicos para a melhoria do serviço educativo prestado e, consequentemente, para a melhoria das aprendizagens e capacitação dos nossos alunos. A título de exemplo, destacam-se inúmeros projetos, alguns dos quais premiados nacionalmente, que a nossa biblioteca desenvolve ou em que é parte integrante. Do Plano de Ação para a Leitura ao Plano de Ação de Desenvolvimento Digital ou em Projetos como os Pequenos Grandes Escritores, Conversas com Livros, Correntes de Contos, Ler é saber. Saber é poder!, Literacia da Informação, Erasmus +, eTwinning, Todos Contam - Literacia Financeira, … , a biblioteca escolar é sem duvida um verdadeiro Mundo de oportunidades.

Ricardo Miguel Silva
Diretor do A.E. A Lã e a Neve - Covilhã

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0