Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 17.05.23

Bibliotecas escolares sustentáveis

2023-05-17 pq.png

No dia 2 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela foi apresentado o Guia de Boas Práticas Ambientalmente Sustentáveis em Bibliotecas Escolares.

Este guia é fruto de um trabalho colaborativo da equipa de professores bibliotecários do concelho de Palmela, da Bibliotecária Olga Cidades, do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Palmela, e de Fábio Cardona, da Agência da Energia e do Ambiente da Arrábida.

a Mudança, abrupta e irreversível, na atitude do ser humano perante a rede de vida natural, marcada pelo aquecimento global, poluição atmosférica, contaminação da água e acidificação dos oceanos e extinção de espécies de seres vivos, numa escala sem precedentes que agravará as desigualdades sociais e colocará em perigo a sobrevivência do ser humano na Terra. (…) 

O século XX e XXI produziu a clivagem ser humano - natureza, mas não conseguiu criar a mudança de mentalidade necessária para responder aos seus efeitos.»

Liliana Silva, do Gabinete Coordenador da RBE, seguindo Paul Crutzen e Eugene Stoermer, em 2020

Este guia surge, assim, como uma proposta para desenvolver a ecoliteracia[1] nas nossas escolas com a participação ativa da Biblioteca Escolar. Porque os bibliotecários e professores bibliotecários têm a responsabilidade social, ética e moral na mentoria de práticas que impulsionem a valorização e preservação do património comum da humanidade, sem esquecer a defesa da dignidade humana e da justiça, o compromisso com a equidade e o valor da diversidade, da democracia e da liberdade.

O conceito de Biblioteca Escolar «Verde» afirma-se como um serviço de mentoria para auxiliar a transformação para uma sociedade mais sustentável. Deste modo, as  bibliotecas podem contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável, tendo por base a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas para orientar a ação humana e sensibilizar para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas suas dimensões social, económica e ambiental, promovendo a paz, a justiça e o desenvolvimento de instituições eficazes na defesa destes Objetivos.

 

Referência

[1] Aytac, S. (2022, Jul.). Libraries as Agents of Climate Change Literacy. IFLA. https://repository.ifla.org/handle/123456789/2076

_____________________________________________________________________________________________________________________