Bibliotecas escolares em ação

Ao longo de 2024-2025, as bibliotecas escolares afirmaram-se, uma vez mais, como espaços de aprendizagem ativa, colaboração e intervenção educativa. Neste dossier reúnem-se práticas significativas desenvolvidas em diferentes contextos, onde a leitura se cruza com a ciência, a cidadania, a memória, a literatura e a participação dos alunos.
Cada uma destas experiências reflete o compromisso das bibliotecas com uma escola aberta, crítica e criativa. Projetos que nasceram do trabalho colaborativo entre professores bibliotecários, docentes e alunos e que traduzem o papel das bibliotecas como mediadoras de saberes, promotoras da literacia e impulsionadoras de transformação educativa.
Ler, partilhar, experimentar, debater e agir: é assim que as bibliotecas escolares continuam a construir presença e impacto no quotidiano das escolas.
_____________________________________________________________

Ciência Sempre a Rol@r: um projeto leitura e ciência
Sex | 30.05.25
Desenvolvido pelas bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas Rainha Santa Isabel e Coimbra Sul, Ciência Sempre a Rol@r cruza leitura, ciência e cidadania com alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo. O projeto promove sessões mensais em formato digital, a partir da biblioteca escolar, com leitura orientada, experimentação científica e partilha de recursos. Envolvendo mais de 1000 alunos e 70 professores, criou Kits de Ciência que prolongam as aprendizagens na sala de aula, afirmando-se como uma iniciativa colaborativa que reforça o papel das bibliotecas escolares na aprendizagem ativa, na inclusão e na literacia científica.
_____________________________________________________________

Aprender e Agir: Alunos do AE Venda Pinheiro dão voz às suas ideias pelo ambiente
Qua | 25.06.25
No Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, a cidadania ativa ganhou destaque num Conselho Pedagógico extraordinário, que reuniu representantes de todos os ciclos de ensino para apresentar propostas em defesa do ambiente. A iniciativa, inspirada pelo mote da Rede de Bibliotecas Escolares "Aprender e Agir", foi dinamizada pelos professores bibliotecários em articulação com as equipas pedagógicas.
A partir de sessões sobre fauna, flora e representação artística local, os alunos identificaram problemas, sugeriram soluções e propuseram ações concretas. As ideias mais relevantes serão implementadas no próximo ano letivo, reforçando o compromisso do agrupamento com uma escola mais participativa, sustentável e atenta às vozes dos mais novos.
_____________________________________________________________

Maratona de Livros 2025: os livros tiveram voz e deram voz aos alunos
Qui | 10.07.25
Na Escola Secundária João de Deus, a leitura saiu das páginas para ganhar palco na 2.ª edição da Maratona de Livros, realizada no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Dinamizada pela biblioteca escolar, em articulação com o Departamento de Português, a iniciativa envolveu 143 alunos e 6 professores em seis sessões de partilha e reflexão literária.
Grupos de alunos apresentaram obras em torno de temas comuns, lançando desafios ao público através de quizzes e diálogos. Esta prática de socialização da leitura reforça o papel das bibliotecas escolares na promoção do pensamento crítico, da expressão oral e do gosto pela leitura partilhada.
_____________________________________________________________

A poesia como celebração da memória e do talento
Sex | 06.06.25
Na Escola Básica do Alto do Moinho, a poesia continua a unir memória, criatividade e comunidade. O IV Concurso de Poesia Zélia Santos, dinamizado pela biblioteca escolar que honra o nome da professora bibliotecária que lhe deu rosto e alma, desafiou este ano os participantes a revisitarem Camões sob o mote aMAR Camões.
Com 134 poemas recebidos, provenientes de escolas e instituições dos concelhos do Seixal e de Almada, o concurso envolveu sete escalões, do pré-escolar aos docentes e afirmou-se como um espaço de expressão literária e cidadania cultural, onde a palavra poética é ponte entre tradição, identidade e imaginação.
_____________________________________________________________

“Mário Soares: 100 Anos” – Um tributo à liberdade na ES Professor Reynaldo dos Santos
Ter | 27.05.25
A Biblioteca Escolar da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos acolheu a exposição itinerante “Mário Soares: 100 anos”, promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. A exposição dirigiu-se sobretudo aos alunos de História A do 12.º ano, num percurso documental que evocou o papel determinante de Mário Soares na luta pela liberdade e pela democracia.
O momento alto da iniciativa foi a palestra com a Dr.ª Edite Estrela, que partilhou um testemunho pessoal e inspirador, reforçando o valor da memória e da participação cívica. A leitura pública da obra Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, por uma aluna premiada, criou uma ponte entre passado e presente, destacando o papel da literatura e da escola na formação de consciências livres e críticas.
_____________________________________________________________

Diz-me o que dizes, dir-te-ei como é
Seg | 21.07.25
Na Escola Básica Tecnópolis (Lagos), a rádio escolar tornou-se palco de criatividade, investigação linguística e pensamento crítico. Criado por Vasco Peixinho, aluno do 3.º ciclo, o programa Diz-me o que dizes, dir-te-ei como é revela semanalmente as histórias por trás das expressões idiomáticas portuguesas, com humor e rigor. A biblioteca escolar é o ponto de partida desta rubrica que alia oralidade, literacia dos media e cidadania, provando que a palavra pode ser ponte entre gerações, entre saberes e entre modos de pensar.
_____________________________________________________________

SOS Emoções: a Biblioteca Escolar como espaço de afetos e bem-estar
Sex | 11.07.25
No Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco (Loulé), o projeto SOS Emoções afirma a biblioteca escolar como um espaço promotor de bem-estar, inclusão e empatia. Desenvolvido em articulação com professores, psicólogos e famílias, este projeto alia a mediação da leitura à educação emocional, capacitando as crianças para reconhecer, gerir e expressar as suas emoções desde os primeiros anos. Com impacto local e projeção europeia, através do kit Europa + Emoções = Inclusão, esta prática mostra como a biblioteca pode ser lugar de afeto, escuta e transformação pessoal e social.