Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 27.04.23

Bibliotecas Escolares do AE José Régio

Por Ana Rute Sanguinho, Diretora do AE José Régio, Portalegre

2023-04-27 pq.png

O nosso Agrupamento de Escolas é composto por 7 estabelecimentos escolares, sendo que 4 deles possuem uma Biblioteca Escolar. Contamos com a colaboração de uma Professora Bibliotecária, professora Edviges Sousa, desde 2015/2016, que articula diretamente com uma notável equipa que dá vida e desenvolve diferentes dinâmicas nas bibliotecas a que se encontram afetas.

Podemos caracterizar o trabalho desenvolvido nas nossas bibliotecas considerando três aspetos principais:

1 - Preocupação constante em apoiar ao máximo as áreas disciplinares, não apenas através da disponibilização dos documentos e equipamentos existentes, mas também articulando atividades e ações que possam contribuir para a prossecução dos objetivos previstos nos documentos oficiais que atualmente nos regem, isto é contribuir para o sucesso escolar e educativo dos nossos alunos;

2 - O desenvolvimento de uma medida TEIP, integrada no Plano Plurianual de Melhoria - Ler Mais para Crescer (destinada à Educação Pré-escolar, EPE; 1º, 2º e 3ºCEB), a qual pretende contribuir para a colmatação das dificuldades associadas às competências de leitura, interpretação e expressão oral e escrita reveladas por uma percentagem significativa dos nossos alunos, e para a melhoria da fluência e da compreensão leitoras. Acreditamos que a implementação de ações e atividades em vista à construção e consolidação de uma cultura leitora no Agrupamento, contribuirá para a melhoria dos resultados escolares e educativos bem como da qualidade das aprendizagens.

3 - A forte colaboração, articulação e parceria entre as equipas que se encontram adstritas a este serviço, abarcando todos os níveis de ensino desde a Educação Pré-Escolar ao 3º ciclo, e estendendo, sempre que possível, as atividades do Plano Anual de Atividades também às escolas das freguesias rurais em que não existe biblioteca escolar. (Horas do Conto, malinhas com os Livros Viajantes, Encontros com escritores, divulgação e incentivo a que os professores titulares participem com as suas turmas nas diferentes atividades implementadas pelas Bibliotecas Escolares, por exemplo).

Em termos de atividades e projetos destacamos alguns:

- Programa de Leitura na rádio Portalegre "E se eu gostasse muito de ler? - Transmissão bissemanal (2ªs e 6ªs feiras) com participação das turmas entre o 2º e o 9º ano de escolaridade;

- Ciclos de escritores para os diferentes níveis de ensino, em especial para o EPE e 1º Ciclo, de forma presencial e online;

- Organização de Oficinas de Escrita, direcionadas a alunos de 2º e de 3º ciclo;

- Projeto "À descoberta do Património Histórico da região de Portalegre" no âmbito da candidatura "Biblioteca Digital" da RBE;

- Projeto "A Ler+ com Régio", no âmbito da candidatura "A ler+ - rede de escolas leitoras" do PNL e da RBE;

- Candidatura à medida "Requalificar a BE", da RBE, que permitiu a requalificação da biblioteca dos Assentos (1º ciclo).

A Biblioteca Escolar tem uma forte presença no Agrupamento, com impacto nas diferentes dinâmicas. O serviço prestado tem sido alvo de monitorização, pelo que nos apraz referir que o número de requisições do espaço da Biblioteca (nos últimos três anos) para atividades letivas e de apoio ao currículo revela um assinalável aumento. O mesmo se verifica com as requisições de materiais para a sala de aula (obras literárias, dicionários, DVDs, manuais, revistas).

A Direção do Agrupamento procura acompanhar e estar sempre presente, nomeadamente na organização de eventos (receção à Drª Manuela Silva na reinauguração da BE da EB de Assentos, sessão de atribuição dos prémios aos finalistas nacionais do concurso "Ser Escritor é Cool", por exemplo), e na elaboração de candidaturas. Estas últimas permitiram uma renovação significativa do fundo documental e equipamentos e também algum mobiliário no caso da biblioteca da EB de Assentos.

A própria Direção tem feito um investimento em livros para as 4 bibliotecas e para o desenvolvimento em particular de Tertúlias Artísticas Literárias (Ação Educativa de Sucesso do projeto INCLUD-ED – Comunidades de Aprendizagem, com a aquisição de 24 unidades de cada obra). De salientar o cuidado acrescido durante o período de confinamento e Ensino a Distância em que financiou sessões para todas as turmas do 2º ciclo, com a contadora de histórias/ animadora de leitura Margarida (Bru) Junça.

A Rede de Bibliotecas Integradas de Portalegre (BIP), da qual fazemos parte, também desempenha um papel importante, uma vez que tem contribuído para a implementação articulada e comum de atividades, tais como Encontros com Escritores e/ ou Mediadores de Leitura, rentabilizando recursos, designadamente as deslocações destes agentes culturais e para a participação em atividades em parceria com as diferentes escolas da cidade, incluindo as do Instituto Politécnico de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo e a Biblioteca Municipal.

Presentemente estão a ser envidados todos os esforços para a construção e disponibilização de um Catálogo Comum que permita o acesso, por parte de todos os munícipes, aos recursos existentes nas diferentes bibliotecas.

Por último, gostaríamos de divulgar os nossos espaços on-line em que promovemos as bibliotecas:
. A página principal (desde o 2º período de 2022/23): https://biblioteca868.wixsite.com/be-aejr

. Projeto "À descoberta do Património histórico construído da região de Portalegre": https://projeto-biblioteca2.webnode.pt

. Projeto de candidatura "A Ler mais com Régio" https://express.adobe.com/page/NDYQNJtrKnHPd/

 

Ana Rute Sanguinho
Diretora do AE José Régio, Portalegre

_____________________________________________________________________________________________________________________