Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 02.09.19

Bibliotecas escolares com futuro | e-book

bibliotecasescolaresconfuturo.jpg

García Guerrero, José. Bibliotecas escolares con futuro. 

Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2015

 

Download |

As Bibliotecas escolares são escola. A sua ação está vinculada à escola. O seu futuro está ligado ao futuro da escola. Devemos, entre todos, convertê-las em recursos relevantes do processo educativo, em ambientes que agregam valor, em centros de recursos para o ensino e a aprendizagem que atuam como agentes mediadores e de formação. Este aspecto representa o elemento chave para o futuro das bibliotecas escolares.

Se a biblioteca da escola responder às reais necessidades e requisitos do currículo, ao trabalho diário e à diversidade dos alunos, a biblioteca estará ao serviço das reais necessidades da escola e garantindo o seu futuro. Quando a biblioteca atua como um eficiente centro de informações e recursos de aprendizagem para a promoção da leitura e o apoio ao currículo, a comunidade educativa entende-o como um ambiente e um lugar com futuro e significado.

Em 2014, o Estado espanhol não possuía um sistema articulado de bibliotecas escolares. Essa era a realidade, apesar das tentativas ministeriais de impulsionar as bibliotecas por meio de doações, programas, incentivos, prémios, estudos, materiais, portais, formação, etc., abordados principalmente durante o período 2005/2010. 

Enquanto países como Portugal praticamente armam esse sistema continuamente e com elementos de sustentabilidade desde 1996 com uma densa "Rede de Bibliotecas Escolares" e o Chile comemora vinte anos de desenvolvimento de sua rede de bibliotecas CRA, em Espanha, cada Comunidade Autónoma seguiu o seu caminho e criou o seu ecossistema de bibliotecas escolares, sem uma clara articulação nacional.

 

Referência: Arévalo, J. (2019). Bibliotecas escolares con futuroUniverso Abierto. Retrieved 2 September 2019, from https://universoabierto.org/2019/08/28/bibliotecas-escolares-con-futuro/

 

_____________________________________________________________________________________________________________________