Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 09.02.24

Bibliotecas Escolares: aliadas essenciais para a nossa escola

por Filipa Carvalho, Diretora do AE da Venda do Pinheiro, Mafra

2024-02-09.png

A Importância das Bibliotecas Escolares para uma formação integral: aliadas essenciais para a nossa escola

As bibliotecas escolares são uma componente crucial do ensino e do trabalho no agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro. As bibliotecas, que hoje são espaços multifuncionais, passaram de simples depósitos de livros para verdadeiros e ativos espaços de aprendizagem e trabalho colaborativo, que apoiam o desenvolvimento da literacia e promovem a pesquisa, ampliando as experiências educativas e formativas dos nossos alunos.

É fundamental salientarmos a variedade de recursos que as nossas bibliotecas escolares têm à disposição de todos: os espaços oferecem acesso a uma imensa variedade de recursos digitais, conteúdos audiovisuais e tecnologias, para além dos tradicionais livros. A diversidade das nossas bibliotecas não acompanha somente os avanços tecnológicos, mas responde igualmente aos diferentes estilos de aprendizagem dos nossos alunos.

As bibliotecas permitem que os alunos explorem um enorme leque de recursos, tendo mesmo, em cada biblioteca do agrupamento, um pequeno espaço maker com uma impressora 3D, que faz as delícias dos nossos alunos.

Na biblioteca, a pesquisa, capacidade essencial para o crescimento académico e pessoal, encontra terreno fértil. Os alunos têm a oportunidade de aprender a navegar em bases de dados, utilizar fontes fiáveis e aperfeiçoar as suas competências de pesquisa e seleção de informação. Defendemos e acreditamos que estas competências são essenciais para o sucesso e para o exercício de uma cidadania informada, esclarecida e responsável, quanto a nós algo que urge trabalhar se queremos e acreditamos em democracias inteligentes.

Os professores bibliotecários e os professores das diferentes áreas trabalham juntos e de forma colaborativa para maximizar o potencial de todos os recursos. Esta colaboração eficaz faz com que que os recursos da biblioteca sejam incorporados no currículo escolar, melhorando e enriquecendo as experiências de aprendizagem de todos. Os professores bibliotecários, lado a lado com os outros docentes, desempenham um papel crucial ao ajudarem os alunos a usar recursos de forma mais eficaz, permitindo uma formação mais abrangente e prática.

A colaboração não se limita a utilizar os recursos da biblioteca de forma superficial: é importante que estes sejam integrados no processo educativo e é este o objetivo que procuramos sempre atingir. A interdisciplinaridade, ou a integração de conhecimentos de várias disciplinas, é uma parte fundamental desta estratégia de trabalho em equipa. São desenvolvidos projetos, apoiados pelos professores bibliotecários em conjunto com professores de outras disciplinas, que utilizam os recursos da biblioteca de forma sinérgica. Tal não significa que os professores interajam apenas no desenvolvimento de projetos: as nossas bibliotecas são, também,  um local ideal para atividades extracurriculares como clubes de leitura, atividades culturais e oficinas temáticas. Estas iniciativas não despertam apenas o interesse pela leitura, mas também fortalecem o sentido de comunidade escolar, tornando a biblioteca um ponto de encontro saudável e profícuo para vários interesses e talentos.

No Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, o investimento na melhoria das bibliotecas escolares é constante e tem como objetivo o crescimento completo dos alunos, maximizando os benefícios do espaço para a formação dos jovens. As escolas do nosso agrupamento oferecem, garantidamente, uma educação mais rica, contextualizada e preparatória para os desafios, constantes, dos nossos dias, fortalecendo, permanentemente, a colaboração entre todos.

Filipa Carvalho
Diretora do AE da Venda do Pinheiro, Mafra

_____________________________________________________________________________________________________________________